Melhor queniano da atualidade vê Meia do Rio como preparação para 2016

15 ago 2013 - 12h52
(atualizado às 13h38)

Dono do melhor tempo da história em provas de maratona, o queniano Geoffrey Mutai está no Brasil pela primeira vez de sua carreira. Neste domingo, ele disputa a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, prova em que é um dos favoritos e que considera como preparação para uma eventual disputa nos Jogos Olímpicos de 2016.

Mutai venceu a Maratona de Boston de 2011 com o tempo de 2h03min02s, melhor da história da modalidade. A marca, no entanto não é tratada como recorde mundial por conta de peculiaridades da prova norte-americana, com muitas descidas no trajeto e vento a favor, o que impede que a Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) referende a marca.

Publicidade

O recorde mundial da maratona é do também queniano Patrick Makau, que venceu a Maratona de Berlim de 2011 com a marca de 2h03min38s.

"É minha primeira vez no Brasil e tenho uma expectativa muito boa para a prova, estou mirando alto. O que posso dizer é que me preparei bem e estou pronto para fazer o que me trouxe até aqui, correr. Vim para me sentir confortável e poder voltar depois. Pode ser uma preparação para próximas vezes", afirmou o atleta, que viajou ao Brasil convidado por um de seus patrocinadores.

O período da visita de Mutai ao Rio de Janeiro coincide com o Campeonato Mundial de Atletismo, realizado em Moscou entre 10 e 18 de agosto. Sem uma marca em 2013 que o garantiria no forte time do Quênia na competição russa, o atleta de 31 anos de idade voltou sua preparação para a prova brasileira.

"Eu sempre ouvi bastante sobre o Rio de Janeiro e desejava muito vir. Não fui selecionado para o time do Quênia no Mundial e houve esse convite para vir ao Brasil. Quando isso aconteceu, pensei que era minha chance. Estou muito feliz de poder vir aqui e espero obter uma boa performance", avaliou.

Publicidade

O queniano chegou ao País em uma semana de frio e revelou se sentir mais confortável para competir nestas condições climáticas do que no calor. Para o domingo, dia da Meia Maratona do Rio de Janeiro, a previsão é de que a temperatura varie entre 12ºC e 22ºC ao longo do dia, fato que não preocupa o atleta.

Acostumado a correr maratonas completas, ele acredita que por conta da prova carioca ter apenas 21km, as condições climáticas terão menos influência em seu resultado.

"Eu gosto dessa temperatura, vamos dizer que minha melhor performance é quando o tempo está frio. Mas na meia maratona acho que dá para ir bem mesmo com sol, não tem tanto efeito sobre mim", avaliou Mutai.

Gazeta Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se