Corrida é terapia para jogador de rúgbi da seleção; confira

9 nov 2012 - 07h50

Diego Lopez, 24 anos, é jogador de rúgbi, atua pela equipe do Pasteur Athlétique Club, de São Paulo, e pela seleção brasileira, tanto no Rugby XV (tradicional, com 15 jogadores) quanto no Rugby 7s (com sete jogadores). Eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro como o melhor jogador da modalidade no ano passado, Diego encontrou na corrida não só uma forma de manter o condicionamento para o esporte ao qual se dedica profissionalmente, mas também o equilíbrio físico e mental para lidar com a pressão da rotina intensa de treinos, jogos, campeonatos e viagens. "A corrida melhora a qualidade de vida de maneira geral", salienta Diego, que a seguir conta um pouco mais da sua relação com a prática.

Diego Lopez é jogador de rúgbi da seleção brasileira e encontrou na corrida uma forma de manter o equilíbrio físico e mental para lidar com a rotina intensa de treinos, jogos, campeonatos e viagens
Diego Lopez é jogador de rúgbi da seleção brasileira e encontrou na corrida uma forma de manter o equilíbrio físico e mental para lidar com a rotina intensa de treinos, jogos, campeonatos e viagens
Foto: João Pires Neto / Terra

Terra- Como começou a praticar corrida?

Publicidade

Diego Lopez -

Por causa das exigências da minha modalidade. A corrida me proporciona treinos específicos para a melhora geral do meu rendimento dentro de campo.

Terra - Costuma participar de provas de corrida, mesmo que só por diversão?

Diego -

Publicidade

Nunca participei, mas acredito que seria um desafio interessante. Gostaria de correr a São Silvestre. Sempre tive vontade, mas, nessa época do ano, normalmente estou concentrado nos treinos para o início do ano. Mas acho que seria um desafio bacana para mim, bastante duro.

Terra - Quais benefícios a prática da corrida lhe proporciona?

Diego -

Melhora a qualidade de vida de maneira geral, tanto no aspecto físico quanto mental. Me ajuda a baixar a ansiedade quando o campeonato se aproxima, por exemplo. Gosto da sensação de bem-estar por conta da serotonina. Poder correr em ambientes diferentes, em meio há natureza, para mim, também proporciona um benefício extra.

Terra - Onde costuma correr?

Diego -

Publicidade

Não gosto muito de correr na rua. Prefiro ambientes mais abertos e naturais, como parques ou a orla da praia. Como viajo bastante para jogar rúgbi, acabo conhecendo vários lugares por meio da corrida. Onde quer que eu esteja, basta ter um par de tênis para sair correndo.

Terra - Você corre todos os dias?

Diego -

Não todos. Corro duas ou três vezes por semana.

Terra - Quantos quilômetros por dia?

Diego -

No treino contínuo de corrida costumo fazer 6 km ou 7 km.

Publicidade

Terra - De que forma a corrida o auxilia no rúgbi?

Diego -

O rúgbi é um esporte muito completo e a corrida dentro dele tem um papel fundamental na preparação, tanto na parte de resistência, quanto na de explosão e agilidade. Também é uma boa opção para treinos regenerativos leves -- me faz muito bem após uma carga pesada de treino e ainda ajuda na remoção do ácido lático, na recuperação da fadiga muscular. No dia seguinte me sinto bem melhor.

Terra - Quais são seus próximos desafios?

Diego -

Embarco na próxima semana para a Nova Zelândia com a seleção brasileira de 7s. Ficaremos um mês treinando com os melhores do mundo, em um país que respira o rúgbi, como aqui acontece com o futebol. Será uma incrível oportunidade para a nova geração de jogadores brasileiros que têm possibilidade de integrar o grupo que defenderá o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, quando o rúgbi voltará aos Jogos.

Publicidade

Terra - Vai aproveitar o visual da Nova Zelândia para praticar a corrida?

Diego -

Será um período de treino intenso na Nova Zelândia, mas com certeza não vai faltar oportunidade de sair para correr e conhecer a beleza da natureza do local.

Roda Livre

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações