Chocado, americano que competiu com Pistorius diz: "ele me inspirou"

20 fev 2013 - 10h18
(atualizado às 10h31)
Leeper (à dir.) exibe prata conquistada em prova vencida por Pistorius em Londres
Leeper (à dir.) exibe prata conquistada em prova vencida por Pistorius em Londres
Foto: Getty Images

Atleta que competiu com Oscar Pistorius nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, o americano Blake Leeper se disse “chocado” pelas acusações contra o sul-africano, envolto no assassinato da namorada Reeva Steenkamp, na semana passada. Leeper, 23 anos, afirmou que o colega, 26, o inspirou e lhe ajudou durante a carreira.

“Ele me ajudou ainda que fôssemos competidores. Ele entendia a grande missão de inspirar os outros”, afirmou Leeper, em entrevista veiculada nesta quarta-feira pela rede americana CNN. O atleta  foi medalhista de prata na prova dos 400 m rasos na Paralimpíada de Londres com o tempo de 50s14, contra 46s68 do vencedor, Pistorius. Ambos participaram da modalidade T44.

Publicidade

Ainda em Londres, o americano, que nasceu sem a parte abaixo dos joelhos em ambas as pernas, conquistou ainda a medalha de bronze nos 200 m. Ele classificava Pistorius como um “irmão e um exemplo de modelo” e ,questionado se ainda via o colega desse modo, Leeper respondeu que sim: “são acusações, então não sabemos, só o tempo dirá a verdade”.

Sobre um suposto “mau temperamento” de Pistorius, Leeper disse que nunca viu desse modo. “Ele é realmente competitivo e queria vencer. Quando o via na pista nunca associei isso a ter um mau temperamento. Eu conhecia sua natureza competitiva”, afirmou.

Pistorius tenta em uma corte de Pretória conseguir liberdade sob fiança, para ficar fora da cadeia até o dia do julgamento. Reeva Steenkamp, 29 anos, foi velada e cremada na última terça em Port Elizabeth.

Publicidade
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias de Esportes
Ativar notificações