Brasil tem 12 atletas classificados para o Mundial Indoor de atletismo

23 dez 2021 - 14h42
(atualizado às 14h42)

A Confederação Brasileira de Atletismo divulgou nesta semana a lista dos atletas com índices para representar o país no Campeonato Mundial Indoor de Atletismo, que será disputado de 18 a 20 de março, na cidade de Belgrado, na Sérvia.

Será o primeiro grande evento realizado pela World Athletics (WA) no calendário do ano que vem. Até agora, 12 atletas, sendo duas mulheres e 10 homens, estão qualificados para a competição.

Publicidade

Os atletas interessados em participar do evento terão oportunidade de buscar os índices exigidos pela WA, tanto em provas ao livre como em pista coberta. O calendário nacional oficial de 2022 prevê, por exemplo, a disputa da Copa Brasil Indoor para o dia 6 de fevereiro, ainda sem local definido. O torneio é uma oportunidade para os atletas alcançarem as marcas mínimas para o Sul-Americano de Cochabamba, na Bolívia, que será disputado nos dias 19 e 20 de fevereiro.

"Estamos trabalhando desde meados de setembro, com objetivo de participar e bem do Mundial Indoor", disse o treinador José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, da Sogipa (RS).

De acordo com o treinador, a intenção é participar da Copa Brasil Indoor, depois seguir para a Europa e fazer duas ou três competições, disputar o Sul-Americano de Cochabamba, e partir para o Mundial.

Cada país poderá ter dois atletas por prova no Mundial em casos normais. A WA convidou os campeões do World Athletics Indoor Tour de 2021 e eles têm vagas confirmadas independentemente de limite de participantes por nação.

Publicidade

No caso do Brasil, caso mais de dois atletas obtenham índice, irão os que tiverem as melhores marcas no ranking brasileiro Indoor ou em provas correlatas ao ar livre.

Em toda a história do Mundial Indoor, os atletas brasileiros conquistaram 15 medalhas. Foram quatro de ouro, cinco de prata e seis de bronze. Mauro Vinicius Hilário Lourenço da Silva, o Duda, é o maior nome do Brasil no evento. Ele é bicampeão no salto em distância: venceu o Mundial de Istambul, em 2012, na Turquia, e o de Sopot, em 2014, na Polônia.

Gazeta Esportiva
Fique por dentro das principais notícias de Esportes
Ativar notificações