Atlético-MG leva susto, aciona titulares e vira sobre o Sport fora de casa pelo Brasileirão

Duelo deste sábado foi realizado na Ilha do Retiro, pela 33ª rodada do torneio

8 nov 2025 - 18h29
(atualizado às 18h31)

De olho na conquista inédita da Copa Sul-Americana, o Atlético-MG usou um time repleto de reservas diante do Sport e quase acabou sendo surpreendido pelo lanterna do Campeonato Brasileiro, neste sábado, 8, na Ilha do Retiro, na abertura da 33ª rodada. O time da casa abriu 2 a 0 no placar, mas não segurou a vantagem e levou a virada por 4 a 2, quando os titulares atleticanos foram acionados a partir dos 20 minutos do segundo tempo.

Publicidade
Hulk marcou na vitória do Atlético-MG sobre o Sport.
Hulk marcou na vitória do Atlético-MG sobre o Sport.
Foto: Divulgação/@Atletico via X / Estadão

Para o Atlético-MG, a vitória foi importante porque o deixou com 43 pontos e praticamente sem riscos matemáticos de queda. Por outro lado, o destino do Sport parece já certo em 2026: a Série B. Continua com 17 pontos e pode ser rebaixado caso Vitória ou Santos ganhem nesta rodada.

A verdade é que os dois times entraram em campo praticamente despreocupados. O Atlético-MG por não sonhar mais com o título, e o Sport por estar virtualmente rebaixado à Série B em 2026. Com maior poderio técnico, o conjunto mineiro começou melhor e quase abriu o placar aos 10 minutos, quando Natanael acertou a trave.

Mas a equipe da casa, sem a pressão da torcida, que compareceu em pequeno número, se mostrou como uma postura competitiva. E abriu o placar aos 17 minutos, quando Léo Pereira trocou passes com Pablo e apareceu livre para chutar forte e no canto de Everson.

O time visitante, apesar da maior posse de bola, pouco finalizou. A rigor teve uma grande chance com Igor Gomes, que acabou numa boa defesa do goleiro Gabriel.

Publicidade

No intervalo, Jorge Sampaoli deve ter entendido que só mesmo com mudanças poderia modificar o placar. No início do segundo tempo, o Atlético voltou com o atacante Dudu e o ala-esquerdo Guilherme Arana para as saídas, respectivamente, de Natanael e Caio Paulista.

A melhora foi visível, com o time atleticano empurrando o Sport para seu campo de defesa. Mesmo com domínio, porém, o Atlético não finalizava. Mas o time da casa foi letal no contra-ataque e ampliou o placar aos 17 minutos, de novo com Léo Pereira. Ele recebeu de costas a bola na área, virou batendo de primeira e surpreendeu o goleiro Everson, que caiu e não evitou o gol.

Atrás no placar, Jorge Sampaoli convocou mais três titulares para o jogo: Hulk, Gustavo Scarpa e Alexsander. A reação foi inevitável, embora tenha começado aos 22 minutos numa falha do goleiro Gabriel. Ele viu Hulk cobrar falta de longe e sem barreira, tentou encaixar a bola no alto, mas ela acabou entrando.

O empate saiu dois minutos depois. Após troca de passes entre Dudu e Gustavo Scarpa, o cruzamento acabou na cabeça de Rony: 2 a 2, aos 24 minutos. O Atlético manteve o ritmo forte e marcou o terceiro gol com Alexsander, aos 35, quando chutou e a bola ainda desviou no zagueiro Rafael Thyere. Dois minutos depois, outra troca de passes rápida e Rony apareceu na pequena área só para empurrar a bola para a rede: 4 a 2.

Publicidade

O Atlético-MG terá dois compromissos na próxima semana. Na quarta-feira recebe o Fortaleza, na Arena MRV, em jogo adiado da 16ª rodada, quando o time mineiro disputava fase importante da Sul-Americana. No domingo (16), o time mineiro enfrenta o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista. O Sport volta a ficar em evidência no outro sábado (15), quando vai receber, na Arena Pernambuco, o Flamengo.

FICHA TÉCNICA:

SPORT 2 X 4 ATLÉTICO-MG

SPORT: Gabriel; Matheus Alexandre, Rafael Thyere (Riquelme), Ramon Menezes e Luan Cândido; Rivera, Lucas Kal (Sérgio Oliveira) e Lucas Lima (Atencio); Matheusinho (Romarinho), Pablo (Ignacio Ramírez) e Léo Pereira. Técnico: César Lucena.

ATLÉTICO-MG: Everson; Vitor Hugo, Iván Román e Junior Alonso; Natanael (Guilherme Arana), Alan Franco, Fausto Vera (Gustavo Scarpa), Igor Gomes e Caio Paulista (Dudu); Biel (Hulk) e Rony. Técnico: Jorge Sampaoli.

Publicidade

GOLS - Léo Pereira, aos 17 do 1º tempo e, aos 17 do segundo tempo. Hulk, aos 22, e Rony, aos 24 e 37, Alecsander, aos 35 minutos do 2º.

CARTÃO AMARELO - Matheus Alexandre (Sport).

ÁRBITRO - Matheus Delgado Candançan (SP)

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis

LOCAL - Ilha do Retiro, em Recife (PE).

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se