Argentina vence Colômbia, mas fica sem vaga olímpica

12 fev 2011 - 21h41
(atualizado em 13/2/2011 às 02h16)
Fábio de Mello Castanho
Direto de Arequipa (Peru)

A Argentina venceu a Colômbia neste sábado, mas fez pouco para ameaçar a vaga do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. Com o resultado de 2 a 0 no Estádio Monumental de Unsa, em Arequipa, os argentinos precisaram torcer para que os uruguaios derrotassem os brasileiros por cinco gols de diferença na última rodada do Sul-Americano Sub-20. Mas quem goleou foi a Seleção: 6 a 0 e vaga garantida junto a equipe celeste.

Terceira colocada, a Argentina chegou aos nove pontos, três a menos que o Brasil, que ficou com o título, e um a menos que os uruguaios. Apenas os dois primeiros do hexagonal do torneio avançavam para os Jogos de Londres.

Os argentinos abriram 2 a 0 em 30 minutos de jogo, com gols de Facundo Ferreyra e Bruno Zuculini, e deram a impressão de que poderiam deixar a vaga brasileira em risco. Mas a expulsão de Araujo, aos 8min do segundo tempo, esfriou o ímpeto argentino.

Os colombianos se despedem do Sul-Americano com uma campanha medíocre. Com apenas uma vitória, na primeira fase contra a Bolívia, a Colômbia encerra o hexagonal final com um ponto e preocupada com um possível vexame no Mundial da categoria, que será disputado no país em julho.

Precisando da goleada, a Argentina pressionou a Colômbia desde os primeiros minutos. A má condição do gramado, porém, diminuía a eficiência das jogadas argentinas. Única sede do hexagonal final, o Estádio de Arequipa recebeu sua 13ª partida em 13 dias. A insistente chuva também prejudicou a qualidade do campo.

Aos 13min, a arbitragem viu puxão de camisa de Franco em Ferreyra dentro da área e assinalou pênalti controverso. Na cobrança, o chute de Ferreyra bateu no goleiro, acertou o travessão e finalmente entrou para o fundo das redes, abrindo o placar para a Argentina.

O segundo tento da partida saiu aos 30min. Hoyos alçou bola na área em cobrança de falta e, com falha da defesa colombiana, Zuculini completou ao gol para ampliar para a Argentina.

A Colômbia tinha dificuldades até para trocar passes, o que facilitava a situação do adversário. Controlando o jogo, a Argentina ficou muito perto do terceiro gol aos 37min, em cabeçada de Diaz e rebote de Ferreyra, mas o goleiro Mosquera salvou sua seleção com duas excelentes defesas.

Em busca de mais gols, a Argentina se complicou aos 8min, quando Araujo se desentendeu com um colombiano, o agrediu e foi expulso. Mesmo com um a menos, o técnico Walter Perazzo colocou Iturbe em campo como último cartada para diminuir a desvantagem em relação ao Brasil no saldo de gols.

Porém, os argentinos pararam em campo. A Colômbia partiu para o ataque e esteve mais próxima de marcar, mas o goleiro Andrada buscou duas bolas no ângulo em cobranças de falta que quase dificultaram ainda mais a possibilidade de a Argentina brigar pelo tricampeonato olímpico.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se