A Federação Saudita de Futebol puniu o Al-Taawoun com multa de R$ 136 mil e dois jogos sem torcida após parte de seus torcedores provocar o jogador Rúben Neves, do Al-Hilal, citando seu amigo Diogo Jota, atleta falecido no ano passado. O episódio ocorreu antes da goleada por 6 a 0 sofrida pelo Al-Taawoun, gerou repúdio mútuo dos clubes e motivou até Cristiano Ronaldo a pedir sanções rigorosas aos envolvidos.
A Federação Saudita de Futebol decidiu punir o Al-Taawoun pelos atos de parte da torcida durante a derrota por 6 a 0 para o Al-Hilal na última tera. O clube terá de realizar seus dois próximos jogos como mandante sem público e também pagará uma multa de R$ 136 mil. A decisão veio após os torcedores usarem o nome de Diogo Jota para provocar Rúben Neves antes da partida.
Enquanto o elenco do Al-Hilal fazia o aquecimento, alguns torcedores do time da casa passaram a repetir o nome de Jota nas arquibancadas. Neves reagiu à provocação com aplausos irônicos e apontou para o céu. O Al-Hilal então formalizou uma reclamação à federação, enquanto o próprio Al-Taawoun repudiou a atitude dos envolvidos e se colocou à disposição para colaborar com a apuração.
A referência era ao atacante português, que morreu aos 28 anos em um acidente de carro em julho do ano passado. Jota tinha uma relação próxima com Neves, com quem dividiu o vestiário da seleção portuguesa. Os dois também eram amigos fora dos campos, enquanto Cristiano Ronaldo foi outro companheiro de Jota na equipe nacional.
Cristiano Ronaldo pede punição rigorosa
O astro português também se manifestou sobre o episódio. O atacante do Al-Nassr criticou a atitude dos torcedores e pediu uma punição rigorosa. Além disso, Cristiano Ronaldo chegou a defender o banimento definitivo dos responsáveis pelos estádios.
A provocação aconteceu antes de uma partida que terminou com ampla vantagem do Al-Hilal. O time venceu o Al-Taawoun por 6 a 0 pela 7ª rodada do Campeonato Saudita e manteve a liderança isolada.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.