O que olhar na hora de comprar um celular?

Veja dicas para escolher o melhor modelo para você de acordo com suas preferências, como melhor câmera ou desempenho

1 nov 2022 - 05h00
(atualizado em 14/11/2022 às 05h00)
Algumas características do celular vão da preferência do usuário, como desempenho, tela ou qualidade das câmeras
Algumas características do celular vão da preferência do usuário, como desempenho, tela ou qualidade das câmeras
Foto: Firmbee / Pixabay

Cada pessoa tem suas particularidades na hora de escolher um novo celular. Se alguns preferem uma tela enorme, outros priorizam a portabilidade. Se uma parcela gosta de ter um telefone apenas para usar apps simples, outra precisa de um aparelho com melhor desempenho para jogos

Cada modelo ou fabricante de smartphone prioriza determinados recursos no produto para atingir esses públicos segmentados. Confira quais são os principais pontos para prestar atenção antes de levar um modelo para casa.

Publicidade

Duração da bateria

Uma bateria que não dura muito tempo dificulta a vida do usuário. Nem sempre tem uma tomada disponível em qualquer lugar para deixar o celular carregando. E “caçar” uma durante o dia só para isso não é uma experiência muito agradável. 

Como não havia tantos aplicativos e funcionalidades nos telefones antigos, as baterias duravam muito mais que as atuais. Com isso, os celulares ficavam até dias sem precisar carregar. Mas, hoje, com alta resolução de tela e as possibilidades vastas de uso, é comum que a bateria não dure mais do que um dia de autonomia.

Por isso, a dica é olhar a potência da bateria, que é mensurada em miliampères (mAh) — quanto maior o valor, mais tempo dura. Os aparelhos que possuem mais de 3.000 mAh são os mais indicados para quem gosta de usar muitos aplicativos e recursos, principalmente aqueles que gastam mais bateria, como a câmera.

Sistema operacional

A partir de cada sistema operacional para smartphone a experiência de bateria pode ser diferente. Normalmente, os Android são oferecidos tanto em celulares mais baratos quanto em mais caros, enquanto os iPhones, que possuem iOS, tendem a ser mais caros por serem da Apple, que foca mais em um público com mais poder aquisitivo no Brasil.

Publicidade
O sistema operacional pode mudar bastante a experiência do usuário
Foto: Firmbee / Pixabay

Há aplicativos específicos para cada um dos sistemas, mas a maioria dos apps estão presentes nos dois. O Android, apesar disso, é mais aberto e tem um número maior de apps disponíveis. Já o iOS tem boa integração com o iPhone porque tanto o hardware quanto o software são assinados pela Apple; por isso, muitos o consideram mais rápido e leve de rodar que o Android, que precisa ser adequado para cada fabricante. 

Processadores

Processadores são uma característica que faz o celular ter mais performance, isto é, executar tarefas com mais rapidez e eficiência. Os mais avançados normalmente são os octa-core, com oito núcleos de processamento de dados. A velocidade, porém, é medida em GHz — quanto maior esse número, mais rápido.

Câmera 

Uma das grandes funcionalidades que os smartphones têm investido cada vez mais são as câmeras, principalmente levando em consideração o uso enorme de apps como Instagram e TikTok. Fotos e vídeos estão cada vez mais presentes nas redes sociais e no dia a dia das pessoas, o que aumenta a importância de uma boa câmera. 

Recursos antes usados apenas em câmeras profissionais, como lentes específicas para fotos de perto, lentes de zoom de 20x, efeito de desfoque e outros se tornaram corriqueiros nos smartphones recentes.

Publicidade

Por isso, se você, como muitos, valoriza esse aspecto, deve prestar atenção nos megapixels da câmera. Pelo menos 48 MP é um bom começo para a câmera traseira, e se for dupla ou tripla, trará mais recursos também. Já a frontal costuma ter uma qualidade inferior, mas contam com pelo menos 8 MP.

Memória do celular

É preciso ter uma memória muito grande para guardar tantas fotos e vídeos. Existem modelos de pelo menos 64 GB a 1 TB; quanto mais, melhor, mas vai depender do uso que você faz do seu aparelho. No geral, 128 GB é uma memória média que consegue atender a maioria das necessidades dos usuários.

Tamanho da tela

Esse é um aspecto que realmente é muito pessoal, mas que deve-se pensar sobre. Há quem goste de telas menores e aparelhos mais compactos e os que preferem a tela maior pelo conforto de digitar com mais “folga” e assistir vídeos, jogar etc. Deve-se lembrar, porém, que quanto maior a tela, maior é o gasto de bateria.

A resolução também conta nesse ponto. Modelos mais básicos, porém bons, contam com resolução Full HD (1920 X 1080 pixels), enquanto mais avançados têm quad-HD (2560 x 1440 pixels) ou 4k (3840 x 2160).

Publicidade
Fonte: Redação Byte
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se