A Rio Tinto e a BHP, duas das maiores mineradoras do mundo, trabalharão juntas para extrair até 200 milhões de toneladas de minério de ferro de dois locais adjacentes na região de Pilbara, na Austrália Ocidental.
A Rio Tinto se unirá à BHP para desenvolver as minas de Yandicoogina e Yandi, disse a companhia, em declaração publicada em seu site nesta quinta-feira.
As duas mineradoras irão colaborar para desenvolver o depósito de Wunbye da Rio Tinto e para processar o minério de Yandi da BHP nas instalações da Rio Tinto.
"Juntos, estenderemos a vida útil dessas operações, criaremos valor adicional e apoiaremos ainda mais os empregos e as comunidades locais da Austrália Ocidental", disse o chefe-executivo de minério de ferro da Rio Tinto, Matthew Holcz.
A colaboração, que faz parte de um acordo de 2023, ressalta como o minério de ferro continua sendo fundamental para as maiores mineradoras mundiais, mesmo quando elas se voltam cada vez mais para o cobre e outros metais vitais para a transição energética global.
A commodity siderúrgica é responsável por cerca de dois terços dos principais ganhos das mineradoras, com as operações de Pilbara ancorando firmemente seus portfólios.