Petróleo fecha misto com tensões EUA-China e sanções ao Irã no radar

10 mai 2019 - 17h34

Os contratos futuros de petróleo fecharam mistos nesta sexta-feira, 10, com sentimentos diferentes em relação às negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China, além das avaliações de impacto das sanções sobre o Irã.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do petróleo WTI para entrega em junho fechou estável, em leve baixa de 0,04%, cotado a US$ 61,66. Já na Intercontinental Exchange (ICE), o barril do Brent para julho registrou alta de 0,33%, para US$ 70,62. Na comparação semanal, o WTI recuou 0,45%, enquanto o Brent caiu 0,32%.

Publicidade

Na madrugada desta sexta, o governo americano aumento as tarifas sobre produtos chineses de 10% para 25%, confirmando o anúncio do último domingo feito pelo presidente dos EUA, Donald Trump. "A escalada na guerra comercial trouxe de volta as preocupações com o crescimento global, o que se traduziria em uma demanda menos intensa por petróleo", disse Edward Moya, analista-sênior de mercado da Oanda.

Por outro lado, as recentes sanções dos EUA ao petróleo iraniano têm mantido alguns investidores otimistas em relação à oferta mundial do óleo, mesmo com a informação de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) equilibrará a produção.

"Enquanto os investidores tentam ler os efeitos potenciais das tarifas dos EUA sobre as importações e seu impacto no crescimento econômico, a atenção sobre a situação iraniana e o ultimato de 60 dias também continua alta", escreveu Carlo Alberto De Casa, analista-chefe da ActivTrades. De Casa acredita que os preços do óleo subirão em breve, refletindo os cortes na produção do óleo iraniano.

TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações