Ouro fecha no menor nível desde 2 de agosto, com alívio comercial

30 set 2019 - 15h32

Os futuros do ouro encerraram a sessão desta segunda-feira em queda forte, em meio a relatos de alívio no conflito comercial entre Estados Unidos e China.

Na Comex, a divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), a onça-troy do ouro para dezembro caiu US$ 33,50 (-2,22%), para US$ 1.472,90. Este é o menor valor de fechamento desde 2 de agosto.

Publicidade

Agentes do mercado acompanharam a série de declarações de diferentes porta-vozes do governo americano em relação à China.

O diretor do Conselho Nacional de Comércio da Casa Branca, Peter Navarro, disse à CNBC que são "amplamente imprecisos" relatos de que Washington considera cercear fluxos de capital ao país asiático, o que foi especulado na sexta-feira.

Já a porta-voz do Tesouro dos EUA, Monica Crowley, afirmou à Bloomberg que o governo "não está contemplando bloquear" a negociação de ações de companhias chinesas nas bolsas de Nova York.

A leitura é que o cenário de tensão, que prevaleceu em alguns dias da semana passada, se dissipou - o que favoreceu ativos de risco, como ações, em detrimento à segurança do ouro e do iene.

Publicidade

Ao mesmo tempo, sem aversão ao risco, a perspectiva de sustentação do crescimento americano com uma reaproximação com a China impulsionou o dólar. Por ser cotado na moeda americana, o ouro tende a cair quando ela sobe, uma vez que se torna mais oneroso para investidores de fora dos Estados Unidos de investir neste ativo.

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se