Feira do Empreendedor: como contratar famosos sem gastar muito

17 out 2025 - 11h09
(atualizado em 6/11/2025 às 16h19)
Feira do Empreendedor: como contratar famosos sem gastar muito
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Na Feira do Empreendedor 2025, que acontece em São Paulo até o sábado (18), um dos destaques  foi o Aceleraí, que tem uma proposta curiosa: a contratação de celebridades até por pequenas e médias empresas, com valores acessíveis.

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"Nosso propósito é a democratização do acesso a essas celebridades e nosso público é o pequeno e médio empresário", diz Rafael Paulino, diretor comercial e de marketing da Aceleraí. "Os nossos clientes que se conectam às celebridades, acabam transformando o negócio e acelerando as suas vendas. Hoje, dentro da plataforma, eu faço propostas de campanhas geolocalizadas. As propostas são monetizadas a partir do PIB de cada cidade, ou seja, o pequeno empresário consegue fazer uma campanha digital direcionada para a cidade dele e paga só um percentual do PIB do cachê da celebridade. Isso faz com que a gente dê escala e consiga fazer ótimos direcionamentos para execução e conversão de vendas."

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O portfólio da plataforma conta com cerca de 150 celebridades e inclui nomes como Cauã Raymond, Susana Vieira, Glória Pires, Wanessa, Cristiana Oliveira e muitos outros. "A plataforma disponibiliza essas celebridades por segmento de atuação de negócio. Ela acaba sendo uma ferramenta para teste cirúrgico de estratégia de campanhas digitais. Muitos empresários começam com uma pequena cidade, depois acabam incorporando várias outras para fazer uma estratégia com eficiência e conversão de vendas", completa ele. 

A plataforma grava 8 mil interações de quase 230 segmentos de negócio. "Temos uma biblioteca gigantesca de interações com segmentos de negócio. E isso promove uma escala na usabilidade dessas bibliotecas e, consequentemente, uma redução do custo de produção. Hoje, a gente entrega uma campanha em 15 dias corridos", diz ele.

Na Feira do Empreendedor, a principal curiosidade é sobre como contratar um nome como Cauã Raymond, Susana Vieira, Débora Secco ou Cariúcha para uma pequena empresa. "Hoje a nossa estratégia está muito de forma digital, com leads para dentro da nossa base. Os nossos executivos entram em contato e fazem uma venda com a consultoria para entender qual a celebridade se encaixa melhor no negócio. Hoje, o nosso propósito está muito focado no acesso à celebridade do pequeno e do médio negócio", explica Paulino.

O próprio sistema tem o cuidado de escolher celebridades que não conflitem com cada negócio. "A celebridade já escolhe e determina, conforme a estratégia dela, qual segmento ela atua e qual segmento que ela não atua. Da mesma forma, hoje, quando eu fecho uma campanha, por exemplo, com a Débora Secco em Sorocaba, para um pet shop, nenhum outro pet shop da região, no período que a campanha está vigente, pode utilizar a atriz", diz Paulino. "A nossa plataforma se encarrega de fazer esses bloqueios para que a gente não tenha conflito de imagem. E também todas as campanhas são aprovadas pela própria celebridade. Tanto o empresário quanto a celebridade estão no fluxo para fazer a aprovação dos materiais".

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A Aceleraí é capitaneada por Allan Barros, fundador da plataforma e autor do livro "Criatividade Exponencial". "O Allan Barros é o gênio que criou todo esse ecossistema e essa plataforma, acreditou nesse modelo de negócio onde a gente consegue ter acesso à celebridade com tecnologia em escala", diz. "A Aceleraí nasce de uma ideia e acaba trazendo todo esse know-how de varejo de anos do Barros para negócios que, teoricamente, não teriam possibilidade de fazer uma campanha com qualidade."

Segundo Lucas Longhi, CEO da IOXtream, empresa responsável pelas ativações com IA, a conexão com o público do evento reflete a atual demanda do marketing: “o que mostramos na Feira do Empreendedor junto com Acelaraí foi só o começo do que o Marketing 6.0 pode fazer. Quando a IA entende o comportamento humano em tempo real, a experiência deixa de ser apenas interativa e passa a ser memorável”.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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