Leilão de energia A-6 em agosto deve contratar 1 GW em eólicas, diz secretário

8 ago 2018 - 12h07
(atualizado às 12h46)

O próximo leilão de energia A-6, agendado para 31 de agosto, deve viabilizar a contratação de cerca de 1 gigawatt em capacidade de novas usinas eólicas, projetou nesta quarta-feira o secretário de Planejamento do Ministério de Minas e Energia, Eduardo Azevedo.

Turbinas eólicas em praia de Fortaleza, Ceará
26/04/2017 
REUTERS/Paulo Whitaker
Turbinas eólicas em praia de Fortaleza, Ceará 26/04/2017 REUTERS/Paulo Whitaker
Foto: Reuters

O certame visa atender à demanda das distribuidoras de eletricidade a partir de 2024, quando terão início os contratos de fornecimento fechados na licitação.

Publicidade

Azevedo divulgou a previsão durante o Brazil Wind Power, congresso sobre o setor eólico no Rio de Janeiro, em uma revelação pouco usual-- o governo não costuma antecipar o volume das contratações antes dos leilões para não prejudicar a concorrência.

O secretário, no entanto, não quis comentar sobre o nível de contratação esperado para as demais fontes.

Um leilão A-4 realizado em abril contratou apenas cerca de 100 megawatts em empreendimentos eólicos.

"Considerando o atual contexto, podemos dizer que 1 gigawatt está adequado e é o que podemos conseguir", disse Azevedo.

Publicidade

O secretário acrescentou que o planejamento do setor apontava para uma contratação de 1,5 gigawatt em eólicas, mas "infelizmente isso não foi possível", em meio à queda na demanda por energia com a crise econômica.

O país já conta com uma capacidade instalada de 13,4 gigawatts em usinas eólicas, com 534 parques geradores. A previsão do setor é que até 2022 essa capacidade suba para 17,6 gigawatts.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações