A Way Concessões arrematou nesta quinta-feira, 6, a concessão da Rota Sertaneja (BR-153/262/GO/MG). A oferta vencedora representa um desconto de 24,80% sobre a tarifa básica de pedágio. A francesa Vinci, o grupo espanhol Copasa, em parceria com a Construcap, e a XP também participaram do certame, realizado na sede da B3, em São Paulo, nesta quinta-feira.
A concessão soma 530,6 quilômetros que cortam 21 municípios entre Hidrolândia (GO) e Comendador Gomes (MG). A previsão é de cerca de R$ 10,2 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos de contrato, sendo R$ 5,3 bilhões em obras (capex) e R$ 4,9 bilhões em custos operacionais (opex).
No lote, há a predominância de atividades de serviço e agricultura, bem como de outras atividades econômicas como indústria extrativista e de transformação, eletricidade e gás, além de comércio e reparação de veículos automotores.
A Rota Sertaneja inclui trechos atualmente administrados pela Concebra, concessionária do Grupo Triunfo. O corredor foi novamente a leilão após o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovar a relicitação da rodovia, em um processo de devolução "amigável" da operação.
A vencedora Way há havia conquistado em outubro do ano passado outro trecho da BR-262, também operado pela Concebra. A Rota do Zebu foi arrematada pelo consórcio Rotas do Brasil, composto em parceria com a gestora Kinea. Na semana passada, a Way disputou ainda o Lote 5 do Paraná, mas foi desbancado pela EPR.
Disputa
Além dos descontos elevados, chamou a atenção a participação de companhias estrangeiras no certame da Rota Sertaneja. Dos quatro concorrentes, dois são internacionais: a francesa Vinci Highways e a espanhola Copasa, que se uniu à brasileira Construcap para formar o consórcio Caminhos do Cerrado.
A disputa foi a viva-voz com os participantes que apresentaram as três melhores propostas na primeira etapa: Way (24,8%), Rota do Cerrado (20,36%) e Vinci Highways (20,11%). Apenas o consórcio Caminhos do Cerrado, composto por um fundo da XP e construtoras, ficou de fora após ofertar um desconto inicial de 14%.
No entanto, nenhum dos três grupos apresentou propostas nesta segunda fase. Com isso, a Way foi consagrada vencedora com o desconto apresentado na primeira etapa. O desconto será aplicado sobre a tarifa básica de pedágio de R$ 0,13482/100km para pista simples e R$ 0,17527/100km para pista dupla na date base de julho de 2023, conforme estipulado em edital.
A Construcap e os grupos espanhóis Copasa e OHLA conquistaram, em abril de 2025, a concessão da BR 040/495, que liga o Rio de Janeiro a Juiz de Fora (MG). No ano passado, a francesa Vinci Highways arrematou outro trecho da BR-040, a Rota dos Cristais, entre Minas Gerais e Goiás. Essa foi a primeira vitória de um grupo estrangeiro em um leilão federal rodoviário desde 2007.