Ibovespa avança com dados da China e alta da Vale

17 jan 2020 - 14h17

O Ibovespa registrava firme alta na manhã desta sexta-feira, refletindo o movimento de mercados no exterior, impulsionado por dados da economia chinesa e com papéis da Vale liderando as altas do índice.

People look at an electronic board showing the graph of the recent fluctuations of market indices at the floor of Brazil's BM&F Bovespa Stock Market in downtown Sao Paulo, Brazil, May 9, 2016. REUTERS/Paulo Whitaker/File photo       - S1BETDPUFFAA
People look at an electronic board showing the graph of the recent fluctuations of market indices at the floor of Brazil's BM&F Bovespa Stock Market in downtown Sao Paulo, Brazil, May 9, 2016. REUTERS/Paulo Whitaker/File photo - S1BETDPUFFAA
Foto: Reuters

Às 11:11, o Ibovespa subia 0,86 %, a 117.707,40 pontos. O volume financeiro somava 3,29 bilhões de reais.

Publicidade

Mercados internacionais reagiam bem a dados do crescimento econômicos da China, que registrou alta de 6,1% no ano passado, contra 6,6% em 2018. Embora ainda forte segundo padrões globais, foi a expansão mais fraca desde 1990.

Para analistas da XP Investimentos, apesar de mostrarem uma desaceleração, os dados estão em linha com as expectativas. "Considerando que o resultado é pré-acordo com os EUA, o pior parece ter ficado para trás."

Também no âmbito global, a construção de moradias nos Estados Unidos saltou para uma máxima de 13 anos em dezembro com um aumento generalizado da atividade, podendo ajudar a apoiar a maior expansão económica norte-americana já registrada.

Ainda estão no radar dos agentes do mercado, os dados de produção industrial e confiança do consumidor dos Estados Unidos, que serão divulgados durante a sessão desta sexta-feira.

Publicidade

DESTAQUES

- VALE ON ganhava 2,3%, exercendo forte peso no índice. Os futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian subiram depois que a Vale interrompeu as operações em uma mina chilena.

- ITAÚ UNIBANCO PN avançava 1%, enquanto BRADESCO PN valorizava-se 1,65%. Este ano tem se mostrado ruim para os bancos, com Itaú perdendo cerca de 6,4% em 2020 até o fechamento da véspera e Bradesco recuando 3,2% no mesmo período.

- MRV ON recuava 2%, após divulgar queda de 9,9% nas vendas do quarto trimestre de 2019, resultado apontado como fraco para analistas do BTG Pactual, apesar da alta de 6,3% nos lançamentos de imóveis residenciais.

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON avançavam 0,6% e 0,7%, respectivamente, em linha com a alta dos contratos futuros do petróleo.

- BR DISTRIBUIDORA ON subia 0,5%. A empresa assinou na véspera um acordo com a Bitumina Industries, de Dubai, que estabelece exclusividade por 90 dias para a negociação da venda de 100% da Stratura Asfaltos.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se