Governo mantém elevação de tarifas para carros elétricos e cria cota adicional para importação com alíquota zero

23 jun 2026 - 18h00

O Comitê-Executivo de ‌Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) aprovou nesta terça-feira a manutenção do cronograma de elevação das tarifas de importação para veículos elétricos e híbridos, mas estabeleceu cotas ⁠adicionais de importação com alíquota zero para ‌os eletrificados por um prazo de seis meses a partir de julho ‌do ano que vem.

Em nota, ‌o Gecex afirmou que a ⁠tarifa para a importação de veículos eletrificados montados e semidesmontados (SKD) vai a 35% a partir de julho, enquanto a alíquota para veículos desmontados (CKD) aumentará de 14% para 35%, ‌a partir de janeiro de 2027.

Publicidade

As cotas ‌adicionais para ⁠importação com ⁠tarifa zero serão de US$463 milhões -- mesmo patamar que ⁠vigorou até ‌janeiro deste ano, ‌segundo o Gecex -- e valerão para veículos CKD e SKD.

"A medida converge com outras iniciativas do governo voltadas à ⁠renovação da frota e ao fortalecimento da inovação e da descarbonização no ecossistema automotivo brasileiro, com veículos mais sustentáveis, que contribuem para ‌a redução das emissões de CO2", disse o Gecex em nota.

Em comunicado, a Associação ⁠Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) disse que "lamenta e vê com grande preocupação" a decisão do órgão.

"A medida é contrária aos interesses dos trabalhadores, das fabricantes nacionais de veículos e das empresas brasileiras de autopeças, como atestaram dezenas de manifestações públicas assinadas por sindicatos, centrais sindicais, federações empresariais e associações da indústria nos últimos dias", disse a Anfavea.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações