Dia das Crianças: quais os benefícios de ensinar os pequenos a poupar desde cedo?

Nesta data tão especial, aproveite para ensinar seus filhos a poupar desde cedo com atividades lúdicas!

12 out 2021 - 10h20
Dá para incluir a educação financeira em pequenos detalhes do dia a dia com o seu filho
Dá para incluir a educação financeira em pequenos detalhes do dia a dia com o seu filho
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

A educação financeira é um assunto que deve ser incluído na rotina das crianças desde os primeiros anos da infância. Mas, como ensinar os pequenos a poupar desde cedo?

É importante ter em mente que este é um processo. Então, vale lembrar que ele deve ser mantido como uma rotina a fim de que a criança aprenda desde cedo o valor do dinheiro.

Publicidade

Estudos comprovam que ensinar os pequenos a poupar desde cedo garante que, futuramente, seus filhos possuam mais autonomia e principalmente tenham uma vida financeira mais saudável, menos propensa a se afundar em dívidas.

Por isso, nesse Dia das Crianças, vamos listar para você quais os benefícios de incluir a educação financeira na rotina de seus filhos. Continue a leitura e veja como adicionar essas pequenas rotinas na vida dos pequenos.

Ensine desde cedo os motivos pelos quais realizamos ou não uma compra!

Durante os primeiros anos de vida, é comum que as crianças entendam o que querem ou não. Sendo assim, é normal que você passe, por exemplo, numa loja de brinquedos e a criança demonstre interesse em um brinquedo que esteja fora do orçamento.

Em vez de dizer "na volta, nós compramos", você pode explicar o porquê de não poder comprar aquele brinquedo. Explique o seu motivo, conte qual é o valor e o quanto aquilo representa dentro do seu orçamento.

Publicidade

Assim é mais fácil ensinar o seu filho a poupar desde cedo e estimulá-lo a juntar dinheiro para adquirir aquele brinquedo tão desejado!

Estimule recompensas para o seu filho

Um jeito muito interessante de incluir a educação financeira na vida dos seus filhos é dando uma recompensa por fazer atividades corretas.

E isso pode acontecer de diversas maneiras: tirando uma nota boa na escola, realizando tarefas do dia a dia como organizar os brinquedos, lendo um livro. Enfim, existem muitas possibilidades de recompensar seu filho.

E com a recompensa, você pode criar metas financeiras, criar uma conta digital e ensinar o seu filho a investir com aquilo que ele já ganha.

Ensine seu filho a economizar em tarefas diárias

Mais uma maneira de ensinar os pequenos a poupar desde cedo é mostrando a eles como economizar em tarefas diárias, como ao fechar a torneira para escovar os dentes ou ainda a apagar as luzes quando não estiver no cômodo.

Apesar de não envolver necessariamente o dinheiro nessa tarefa, você pode mostrá-lo o resultado dessas atitudes quando chegam os boletos no fim do mês. Assim, fica mais fácil do seu filho reconhecer como aquela atitude ajuda a sobrar mais dinheiro no orçamento doméstico mensal. 

Publicidade

Portanto, utilize esse Dia das Crianças para absorver mais informações sobre poupar e tente incluir essas dicas no cotidiano com seus filhos. E nós garantimos: elas funcionam!

Fonte:  Fundação Sanepar.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se