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Aeroportos e aéreas do Brasil estão entre piores do mundo

Pesquisa envolveu usuários de 14 aeroportos e três companhias aéreas

1 abr 2014 - 14h42
(atualizado em 6/4/2014 às 12h01)
O Recife foi o único aeroporto em que as cadeiras são classificadas como boas.
O Recife foi o único aeroporto em que as cadeiras são classificadas como boas.
Foto: Eduardo Andreassi / vc repórter

O aeroporto de Brasília foi considerado um dos piores do mundo, segundo sondagem feita pela Proteste sobre a percepção do usuário em relação aos serviços do segmento em 150 aeroportos e 70 empresas aéreas.

No total, nove mil pessoas de países como Brasil (623 usuários), Bélgica, Portugal, Espanha, França e Itália responderam questões sobre suas experiências em 2013 com o setor aéreo.

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Os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro, apresentaram o pior tempo médio de espera de bagagem com 28 minutos, além da falta de salas de espera e de restaurantes tidos como satisfatórios, ficando à frente apenas do de Bangkok, na Tailândia. O Recife foi o único aeroporto em que as cadeiras são classificadas como boas.

O transporte público das cidades de Porto Alegre e Curitiba foram considerados um pouco melhores, assim como as opções da táxi em Natal. No critério estacionamento, Recife e Florianópolis foram os melhores avaliados. Todos os outros brasileiros receberam notas baixas.

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A sondagem avaliou quesitos como falta de acesso adequado por carro, demora no tempo de deslocamento até o portão de embarque, procedimentos de segurança impróprios e falta de orientações ou informações confusas durante o check-in. Participaram da avaliação os aeroportos de Recife, Porto Alegre, Natal, Viracopos, em Campinas (SP), Florianópolis, Curitiba, Salvador, Congonhas, Galeão, Fortaleza, Confins, em Belo Horizonte, Santos Dumont, Guarulhos e Brasília. 

Companhias aéreas

Entre os serviços oferecidos nas classes econômicas, foram avaliadas as brasileiras Gol, TAM e Azul. A Gol liderou a lista com as piores notas entre as marcas que operam nas Américas. A companhia perdeu pontos em quesitos como qualidade das refeições, conforto, assistência da equipe e check-in. 

Em nota ao Terra, a Gol afirma que é a companhia mais pontual do mercado nacional e que agilizou o atendimento ao consumidor, inclusive com um SAC voltado a demandas das redes sociais. "A Gol linhas aéreas inteligentes reafirma seu compromisso no melhor atendimento aos seus clientes e busca constante aprimoramento de seus serviços com foco total em segurança e inteligência."

Já a TAM teve como destaque negativo o conforto das aeronaves, o serviço de check-in, o custo das passagens e as refeições, que deixaram a desejar. Seus atrasos também figuraram como os piores, em 60% dos voos, atrás da Gol (54%) e da Azul (39%). A Azul, por sua vez, teve respostas positivas envolvendo critérios de  limpeza e eficiência da equipe, mas pecou nos preços cobrados tido como elevados pelos entrevistados.

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A TAM afirmou que transportou cerca de 30 milhões de passageiros em 2013 e teve 3.323 contatos no Procon - uma diminuição de 5% em relação a 2012. "Isso é resultado de um trabalho que analisa cada caso individualmente, de forma personalizada, oferecendo soluções aos clientes. Em 2013, a TAM operou uma média diária de 600 voos domésticos, com índice de pontualidade de 83,6%", comentou a empresa em nota enviada ao Terra. 

Outro lado

O aeroporto de Viracopos - que foi eleito o melhor do Brasil em pesquisa da Secretaria da Aviação Civil - afirmou que irá iniciar a operação de seu novo terminal de passageiros para a Copa do Mundo, com capacidade para receber até 22 milhões de passageiros/ano. Durante a construção, a empresa também investiu R$ 69 milhões na revitalização do atual terminal, com novos banheiros e oferta de wi-fi gratuito e ilimitado para todos os usuários.

Já a concessionária de Guarulhos (GRU) informou que desde que assumiu a administração do aeroporto, realizou uma série de ações, visando ampliar a segurança e o conforto. Segundo a empresa, os terminais ganharam nova sinalização, duas vezes o número de vagas de estacionamento e 40 novas opções de lojas e alimentação. 

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"A abertura do novo Terminal de Passageiros 3, em maio deste ano, trará um novo paradigma em infraestrutura aeroportuária. As obras estão dentro do cronograma e 98% concluídas. Com 192 mil m2, o TPS 3 será dedicado exclusivamente para voos internacionais e terá capacidade inicial para 12 milhões de passageiros/ano. Será equipado com modernas tecnologias que facilitam o fluxo de passageiros", afirmou o grupo.

Colaborou com esta notícia o leitor Eduardo Andreassi, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
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