Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Velho do Rio brigou na Globo e antecipou morte de personagem

Osmar Prado ficou 5 anos sem fazer novela na emissora após o sucesso como Tião Galinha

6 jul 2022 - 12h03
Compartilhar
Do Velho do Rio a Tião Galinha, o ator sempre se destaca nas novelas
Do Velho do Rio a Tião Galinha, o ator sempre se destaca nas novelas
Foto: Divulgação

No início de ‘Pantanal’, surgiram manchetes a respeito de atores incomodados com Osmar Prado nos bastidores. Ele foi chamado de “autoritário” e acusado de “humilhar novatos”. “Por que os que falam isso de mim não mostram a cara?”, reagiu o veterano.

Não é a primeira vez que o premiado artista vira protagonista de uma polêmica na Globo. Em 1993, quando fazia o encantador Tião Galinha em ‘Renascer’, viveu um sério desentendimento atrás das câmeras.

Publicidade

“Tive um embate com um executivo do canal e pedi para sair, para anteciparem a morte do Tião”, contou à revista ‘Caras’ em 2015. Seu personagem estava no auge da popularidade.

 

O autor Benedito Ruy Barbosa, o mesmo de ‘Pantanal’, decidiu que o matuto que tinha um cramulhão (um diabo criado numa garrafa), assim como o peão Trindade (Gabriel Sater), iria se matar após ser preso.

Osmar Prado estranhou a escolha do desfecho. Na sua visão, um personagem com tanta força não cometeria suicídio “por nada”. Então fez um pedido ao diretor Luiz Fernando Carvalho.

“Disse que queria uma bofetada na minha cara”, lembra. Assim foi feito na gravação. A agressão a um homem que prezava sua honra gerou nele tamanha humilhação que preferiu tirar a própria vida. Tião Galinha se enforcou na cela. O Brasil chorou de emoção.

Após deixar ‘Renascer’, Osmar Prado demorou 5 anos para fazer outra novela no canal. Neste tempo, fez apenas participações e trabalhou na teledramaturgia do SBT.

Publicidade

Às vésperas de completar 75 anos, o ator acumula tipos bem-sucedidos na TV. Entre eles, o cômico Tabaco de ‘Roda de Fogo’ (1986), o místico Sérgio Cabeleira de ‘Pedra sobre Pedra’ (1992) e o vilão Coronel Epaminondas de ‘Meu Pedacinho de Chão’ (2014).

Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações