Gay ou não, todo mundo que levou um fora no amor vai rir com ‘Uncoupled’

Série da Netflix estrelada por Neil Patrick Harris mostra dificuldade de retomar a vida de solteiro na era dos apps de paquera

15 ago 2022 - 11h28

Após relutar, o recém-solteiro Michael instala no celular o aplicativo de pegação gay Grindr. Logo recebe um ‘oi’ e um pedido de nude. Ele responde que não tem foto íntima. É instantaneamente bloqueado. 

A cena do seriado ‘Uncoupled’ já foi vivida por quem se aventura no universo da paquera virtual. Muitas vezes, a pessoa é tratada apenas como um órgão sexual por quem busca sexo casual aqui e agora. 

Publicidade

Na série da Netflix, o corretor de imóveis de Nova York se vê perdido após ser abandonado pelo namorado, com quem ficou por 17 anos. Pior: o companheiro foi embora sem dar tchau nem apresentar um motivo. 

Recheada de clichês do mundo gay tratados com humor saboroso, ‘Uncoupled’ acerta ao ressaltar o etarismo: as ‘bichas velhas’ (já a partir dos 40, ok?) são desprezadas por aqueles que se acham novinhos para sempre.

Michael vai para a cama com vários homens, mas não se sente bem solteiro
Michael vai para a cama com vários homens, mas não se sente bem solteiro
Foto: Divulgação

Desajeitado com a solteirice compulsória, Michael é confrontado com questões triviais e, ao mesmo tempo, complexas, como o sexo sem camisinha defendido por muitos homens que usam PreP (combinação de medicamentos que bloqueiam o ataque do vírus HIV). 

Ao redor dele há outros gays igualmente à procura de amor e prazer, e duas mulheres divertidas: a colega de imobiliária solteirona e uma dondoca em surto por ter sido trocada por uma mulher bem mais jovem. 

Publicidade

Outro destaque é seu vizinho de prédio, um septuagenário negro resiliente com o desprezo da comunidade gay. Com leveza, ele lança reflexões sobre a dificuldade de ser um homossexual idoso e sozinho em uma grande cidade. 

Ainda que seja um privilegiado — branco, rico, bem-dotado, desejado por quase todos os caras etc. —, Michael serve como representação do sofrimento imposto pelas ditaduras da juventude e da beleza aos homens gays.

Michael e seus amigos: a vida gay não é só balada e prazer sexual
Foto: Diversão

Com 8 episódios curtos, ‘Uncoupled’ termina com gancho óbvio para uma segunda temporada. Vai divertir quem busca entretenimento despretensioso (ei, hétero top, permita-se gostar da série), mas pode disparar gatilhos emocionais naqueles que já levaram um doloroso pé na bunda. Quem nunca? 

A produção é assinada por Darren Star, o mesmo de ‘Sex And The City’, ‘Emily em Paris’ e ‘Younger’. Há várias cenas de sexo com bumbuns masculinos à mostra. Neil Patrick Harris encaixou o marido, David Burtka, no papel coadjuvante de um operador de teleprompter. Como é bom ser bem casado... 

Publicidade
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações