Pesquisa indica TVs mais influentes e a ‘grife’ de jornalismo mais confiável

Ranking mostra domínio da poderosa Globo, mas o SBT surpreende ao liderar uma categoria

24 jun 2022 - 10h54
Âncoras do ‘JN’, Silvio Santos e apresentadores do ‘SBT Brasil’: jornalismo em alta
Âncoras do ‘JN’, Silvio Santos e apresentadores do ‘SBT Brasil’: jornalismo em alta
Foto: Blog Sala de TV

A edição 2022 do ‘Digital News Report’, produzido pelo Reuters Institute na Universidade Oxford, no Reino Unido, revela os veículos de imprensa com maior influência no País e aqueles em que o brasileiro mais confia.

Na categoria ‘off line’, a Globo vence com 44% de alcance. Em segundo lugar, a Record TV tem 35%. O SBT ficou na terceira posição com 28%. Na sequência: jornal ‘O Globo’, jornal impresso local ou regional, Band, GloboNews, Band News e CNN Brasil.

Publicidade

O ranking do jornalismo acessado ‘online’ tem a liderança ocupada pela plataforma da GloboNews. O Terra aparece em um honroso nono lugar, à frente de marcas mais antigas de jornalismo digital, como ‘Veja’ e ‘MSN’.

Uma surpresa no quesito ‘marca de confiança’, que inclui veículos de todos os formatos: o SBT News, canal da emissora no YouTube, conquistou a primeira colocação com 62%. Neste caso, o irônico é que Silvio Santos investe o básico em jornalismo porque os noticiários não dão retorno financeiro.

A Globo aparece em quarto entre os mais confiáveis, com 56%. O Terra surge em sétimo lugar, com 52%, melhor avaliado que concorrentes de peso na web, como ‘Yahoo!’, ‘Veja’ e ‘Metrópoles’.

De acordo com texto do ‘Reuters Institute’, a internet é acessada por 75% dos 214 milhões de cidadãos residentes no Brasil. Há uma conclusão a respeito da briga entre o digital e a televisão.

Publicidade

“O público da mídia tradicional, como TV e mídia impressa, diminuiu significativamente na última década, enquanto o tráfego para sites de mídia online e social permaneceu relativamente estável. O uso de smartphones para notícias aumentou rapidamente com o Brasil agora tendo mais dispositivos inteligentes do que pessoas”, informa o jornalista Rodrigo Carro.

Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se