Paulistanos ‘traem’ a Globo com baixa audiência de novela modificada para agradá-los

Números de ‘Três Graças’ deixam emissora preocupada e sem ter muito a fazer para atrair mais público

26 nov 2025 - 09h19
(atualizado às 09h19)

Com pouco mais de 1 mês no ar, ‘Três Graças’ virou freguesa do ‘Jornal Nacional’ e da novela das 19h, ‘Dona de Mim’, no Ibope.

Tradicionalmente, a produção das 21h sempre lidera o ranking, sendo a atração de TV mais vista do país.

Publicidade

Desta vez, aparece em terceiro lugar com frequência. No dia 24 de novembro, por exemplo, ‘Três Graças’ ficou 2.5 pontos atrás de ‘Dona’ e do ‘JN’.

Já aconteceu de perder também para o ‘SP2’, telejornal local noturno.

Estes índices são da aferição realizada na Grande São Paulo. A ironia dramática é que a Globo promoveu mudanças na trama a fim de agradar justamente aos paulistanos.

O autor Aguinaldo Silva ambientaria a novela no Rio, mas a levou para a capital paulista a pedido da emissora.

Publicidade

A ideia era gerar maior identificação com a trama dos telespectadores mais interessantes para o mercado publicitário.

O perfil de alguns personagens também passou por alterações com a intenção de deixá-los mais parecidos com a imagem que se tem dos moradores de SP.

Por enquanto, não funcionou como se esperava.

Nas primeiras cinco semanas de exibição, ‘Três Graças’ conseguiu 21.8 pontos de audiência.

O que está ruim pode piorar: vem aí o período de férias escolares e festas de fim de ano, quando cai o número de aparelhos de TV ligados.

Os dramas da protagonista Gerluce (Sophie Charlotte) ainda não geraram crescimento de audiência para 'Três Graças'
Os dramas da protagonista Gerluce (Sophie Charlotte) ainda não geraram crescimento de audiência para 'Três Graças'
Foto: Reprodução

Há vida fora da Globo

O que explica ‘Três Graças’ ter audiência abaixo do previsto? 

A resposta é óbvia: o amplo cardápio de entretenimento.

Publicidade

Após o jantar, muita gente migra da TV aberta para os canais pagos, as plataformas de streaming, os apps de vídeos, entre outras opções.

Mesmo espectadores historicamente fiéis à faixa das 21h da Globo hoje distribuem sua atenção entre várias telas.

A trama diária, em horário fixo, passou a competir com o consumo sob demanda, que permite pausar, maratonar ou simplesmente abandonar um título sem compromisso.

Por isso, há menos paciência com a novela tradicional e o velho jeito de assistir à TV.

A antecessora ‘Vale Tudo’ também sofreu queda nos índices na primeira etapa. Começou a atrair mais público somente com novidades no roteiro que despertaram maior atenção. Talvez ocorra o mesmo com ‘Três Graças’.

Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se