Globo usa beijos gays para rebater discurso homofóbico

Em ‘Malhação’, declaração romântica de Santiago a Michael cita preconceito contra os homossexuais ‘afeminados’

4 out 2018 - 10h50
(atualizado em 5/10/2018 às 18h58)
Lica e Samantha, Michael e Santiago, Luccino e Otávio: casais gays são vistos com frequência na teledramaturgia da Globo
Lica e Samantha, Michael e Santiago, Luccino e Otávio: casais gays são vistos com frequência na teledramaturgia da Globo
Foto: TV Globo / Divulgação

O capítulo 149 de Malhação: Vidas Brasileiras, exibido na quarta-feira (dia 3), teve o aguardado encontro entre o jogador de futsal Santiago (Giovanni Dopico) e seu admirador secreto, Michael (Pedro Vinícius).

Ouça o podcast Terra Entretenimento:

Publicidade

O desfecho foi melhor do que poderiam prever os fãs que já haviam ‘shippado’ os dois como casal #Santiel: houve declaração de paixão e beijo na boca.

Ao descobrir que o autor das mensagens que recebia era Michael, um gay assumido e autoconfiante, Santiago estranhou o fato de o rapaz usar roupas ‘sérias’ no encontro.

“Eu me apaixonei por um cara ousado, espontâneo, alguém que não ia tentar mostrar o que não é”, disse o atleta.

“Achei que você não gostava do meu jeito afeminado”, explicou Santiago, adepto de figurinos agêneros e coloridos.

Publicidade

“Obrigado por tentar me agradar, mas não precisa fazer isso”, respondeu Santiago.

Em outra cena, já em clima de namoro, os dois se afastaram do burburinho do pátio do colégio e se beijaram.

Na ficção, ambos são adolescentes. Na vida real, Pedro tem 18 anos e Giovanni, 23.

O beijo gay deixou de ser tabu na Globo, definitivamente. A emissora que, em 2005, proibiu que Junior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) se beijassem no último capítulo de América, agora libera o gesto de carinho entre dois homens às 17h, faixa de teledramaturgia dedicada ao telespectador infantojuvenil, com classificação indicativa para maiores de 12 anos.

Essa sequência de Malhação: Vidas Brasileiras acontece poucas semanas após outro beijo gay na emissora, entre o capitão do exército Otávio (Pedro Henrique Müller) e o mecânico Luccino (Juliano Laham) no final da novela das 18h Orgulho e Paixão.

Em agosto, o público da Globo acompanhou o beijo de Maura (Nanda Costa) e Selma (Carol Fazu), que formam um casal no folhetim das 21h Segundo Sol.

A temporada anterior de Malhação, Viva a Diferença, também teve um romance lésbico. Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovanna Grigio) primeiramente deram um selinho e, capítulos depois, protagonizaram um beijo intenso com ampla repercussão nas redes sociais e na imprensa.

Publicidade

É possível afirmar que alguns autores da Globo têm usado suas obras – com valiosa visibilidade no canal de maior audiência do País – para rebater o discurso homofóbico presente nesta campanha presidencial e a crescente incidência de agressões a pessoas LGBT+ no Brasil.

Um show de promoção da diversidade sexual que certamente contraia a parcela conservadora do público.

Essa postura liberal da emissora da família Marinho começou em janeiro de 2014, quando aconteceu o primeiro beijo na boca entre dois homens em sua teledramaturgia: Félix (Mateus Solano) e Nikko (Thiago Fragoso) tiveram final feliz no último capítulo de Amor à Vida.

Veja também:

Entenda o problema com a legalização da "cura gay"
Video Player
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se