Carlos Alberto de Nóbrega comemora seus 90 anos de idade nesta quinta-feira, 12. Considerado um dos principais humoristas em atividade no Brasil, segue à frente de A Praça É Nossa, no SBT.
Confira abaixo alguns vídeos com momentos engraçados ou emocionantes ao longo da carreira de 'Cazalbé'.
Silvio Santos no banco da Praça
Silvio Santos foi muito próximo de Carlos Alberto, e especialmente de seu pai, Manoel de Nóbrega. Após a morte de Manoel, porém, os dois ficaram sem se falar por cerca de 11 anos - o que Carlos definiu como "imaturidade" dele e "cabeça dura" de Silvio.
Retomaram o contato em 1987, quando se reaproximaram, e surgiu a possibilidade de levar a 'Praça' ao SBT. Logo na estreia, um momento histórico: o encontro entre os dois amigos no 'velho e querido banco'.
Homenagem a Carlos Alberto de Nóbrega na Globo
Meu Deus! E que homenagem LINDA pro Carlos Alberto de Nóbrega! impossível não se emocionar #Domingão pic.twitter.com/6IYFD8e6dh
— TV Globo (@tvglobo) December 28, 2025
Em 25 de maio de 2025, o humorista recebeu uma longa homenagem do Domingão Com Huck, da Globo. Após a exibição de diversas imagens de arquivo e um depoimento do amigo de longa data Moacyr Franco, os filhos e a mulher de Carlos Alberto encerraram o programa com um momento que encheu os olhos de Nóbrega de lágrimas.
Vida longa e cheia de felicidade pro Carlos Alberto de Nóbrega Queria morar nesse abraço ?? #LinhaDoTempo #Domingão pic.twitter.com/6g5wsfdia3
— TV Globo (@tvglobo) May 25, 2025
Encontro de 'escadas'
Carlos Alberto de Nóbrega e Dedé Santana: dois nomes que estão em qualquer lista de nomes históricos do humor brasileiro. Ambos considerados como 'escadas' - ou seja, parte da estrutura que 'levanta a bola' para que outros concluam a piada.
Em entrevista ao Altas Horas, em 2019, Carlos Alberto refletiu sobre o assunto: "Já ganhei um prêmio por causa disso. É muito importante. [O escada] tem que ser humilde, por dentro também. Saber que o engraçado, no meu caso, era o Golias. Quando melhor eu estivesse vestido, melhor o meu português, mais engraçado seria o Golias, com as roupas, as besteiras que ele falava. Com Os Trapalhões, a mesma coisa."
O humorista ainda falou sobre seu trabalho n'A Praça É Nossa: "Tinha medo de imitar o meu pai, não queria que fizessem comparação. Tive que ser eu. Como não sou ator, só sei fazer o que eu sou. Na Praça eu sou escada de todos."
O 1.º ano de 'A Praça É Nossa' no SBT
Em seu canal do YouTube, a emissora disponibilizou recentemente a íntegra de um programa datado de outubro de 1987 (cerca de seis meses após a chegada à emissora).
Nela, Cazalbé interage com nomes como Sérgio Mallandro, Velha Surda (Roni Rios), Catifunda (Zilda Cardoso), Canarinho (Aloísio Ferreira Gomes), Lindeza (Rony Cócegas), Rosauro, o garoto de Itu (Simplício) e Chefinho (Tutuca). Vale a pena rever.
'A Praça É Nossa' em 2026
O programa mais recente, exibido no último dia 5, também está disponível na íntegra do canal oficial da Praça no YouTube.
No primeiro quadro, ao lado de seu filho, Marcelo de Nóbrega, e de Buiu, já demonstra o tipo de humor que consolidou a atração ao longo dos anos, e que tem público até hoje.
Em sequência, entram em cena nomes como Paulinho Gogó (Maurício Manfrini), Alexandre Porpetone, João Plenário (Saulo Laranjeiras), Dra. Rosângela (Índio Behn) e Mhel Marrer.