Como está Mingau, baixista da banda Ultraje a Rigor, mais de 2 anos após levar um tiro na cabeça durante um assalto? O músico segue em tratamento intensivo por sua recuperação e, segundo a neurocientista Carolina Souza, que acompanha o caso, Mingau é visto como um milagre.
"Porque ele veio com uma dificuldade muito grande, totalmente dependente pra tudo e ele teve ganhos bastante significativos", explicou ao "Domingo Espetacular", da Record TV. Os ganhos, de acordo com a fonoaudióloga Dinete Romancina, começaram pela alimentação. Atualmente, Mingau já se alimenta de comidas pastosas e consegue mastigar. Um grande avanço, já que antes desta fase do tratamento, o artista se alimentava por sonda.
"Quando ele começou a soltar mais a mandíbula nós iniciamos com estímulo de sabor. Não dávamos volume pra ele, nada na colher, só sabor. Molhávamos a colher no café, na cerveja sem álcool, que ele adora. E ele foi se redescobrindo novamente nessa questão do prazer alimentar", explicou a profissional de saúde.
Mingau é submetido a estimulação neuromagnética para recuperar movimentos
Nesta fase do tratamento, Mingau vem sendo submetido a uma estimulação neuromagnética, uma estratégia que usa neuromodulação no tratamento de doenças neurológicas. Através de correntes elétricas, o cérebro do baixista é estimulado a ter reações e a enviar mensagens de movimento para o corpo.
Assim, pouco a pouco, Mingau tem voltado a sorrir e a se comunicar - mesmo que ainda só pelo olhar - com a filha, Isabella,...
Matérias relacionadas
'Toda gostosa': namorado de Iza é 'pego no pulo' novamente 1 ano após escândalo de traição. Entenda!