Bolsonaro dá “parabéns” à Globo por apoio ao regime militar

Presidente usa lembrança da estreia da TV em cores no País para ressaltar a relação próxima do canal com os generais

8 dez 2021 - 08h53

Na terça-feira (7), na cerimônia de assinatura dos contratos de concessão do 5G, Jair Bolsonaro aproveitou a presença no Palácio do Planalto da rainha e das princesas da Festa da Uva de Caxias do Sul (RS) para provocar a Globo.

Bolsonaro durante o discurso com sarcasmo sobre a Globo
Bolsonaro durante o discurso com sarcasmo sobre a Globo
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV

“Quero lembrar uma coisa sobre a Festa da Uva. Foi nos idos de 1972 que o primeiro sinal de tevê colorida se fez presente no Brasil. Governo Emílio Garrastazu Médici”, disse, orgulhoso.

Publicidade

“Ampla cobertura... TV Globo, parabéns. TV Globo, sempre ao lado dos militares, de 64 a 85. Parabéns, TV Globo, parabéns”, debochou.

Aos fatos.

A primeira emissora de televisão no Brasil foi a Tupi, inaugurada em setembro de 1950, com imagem em preto e branco. O sinal em cores realmente surgiu apenas em 1972.

Em 19 de fevereiro daquele ano, a TV Difusora de Porto Alegre se tornou o primeiro canal a transmitir em cores. O evento-teste foi justamente a Festa da Uva de Caxias do Sul.

Publicidade

O presidente Médici estava presente como convidado de honra naquele momento histórico das telecomunicações no País. O sucesso imediato das imagens coloridas popularizou ainda mais a TV entre os brasileiros.

Quando cita “de 64 a 85”, Bolsonaro se refere às datas de início e do fim do regime militar ou, se o leitor preferir, da ditadura militar. A Globo entrou no ar em abril de 1965, com o Brasil já sob o comando dos generais após a derrubada do presidente João Goulart, o Jango.

Ao longo de 20 anos, a Globo manteve boa relação com os militares que ocuparam o poder. O presidente Médici era declaradamente um telespectador assíduo do ‘Jornal Nacional’.

O presidente com as representantes da Festa da Uva de Caxias do Sul
Foto: Allan Santos/Presidência da República

Em 7 de outubro de 1984, o fundador da TV Globo, Roberto Marinho, assinou um editorial no jornal ‘O Globo’ no qual admitiu ter participado e apoiado a “revolução de 1964”. O presidente na época da publicação era o general João Figueiredo, amigo de Marinho. Bolsonaro sempre usa essas informações contra a emissora ‘inimiga’.

Publicidade

Por exemplo, em 28 de agosto de 2018, ao participar da sabatina ao vivo com candidatos à Presidência na bancada do ‘Jornal Nacional’, ele irritou o âncora William Bonner ao repetir trechos do texto escrito por Roberto Marinho em defesa do regime militar.

O jornalista e empresário morreu em 6 de agosto de 2003. Dez anos depois, em 31 de agosto de 2013, sob o impacto das manifestações de rua com o coro “Abaixo a Rede a Globo”, as Organizações Globo revisaram sua história.

Naquele sábado, quem abriu ‘O Globo’ encontrou um texto com o título “Apoio editorial ao golpe de 64 foi um erro”. Um trecho: “A consciência não é de hoje, vem de discussões internas de anos, em que as Organizações Globo concluíram que, à luz da História, o apoio se constituiu um equívoco”.

Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se