Uma conversa valeu por toda a futilidade de um ‘BBB’ inteiro

Leifert mostra empatia e grandeza ao conduzir papo reto sobre a dor produzida pelo racismo ‘sem maldade’

7 abr 2021 - 11h04

Demorou, mas aconteceu. E foi bom. A direção do ‘Big Brother Brasil’ precisou ser chacoalhada pela reação das redes sociais e da imprensa on-line — mais uma vez a internet dando uma lição na velha televisão — para se posicionar contra a cultura do racismo refletida em comentário de Rodolffo sobre o cabelo black power de João.

Camilla e João fizeram de uma dor emocional um dos melhores momentos do ‘BBB21’
Camilla e João fizeram de uma dor emocional um dos melhores momentos do ‘BBB21’
Foto: Reprodução

Tiago Leifert fez um bem-vindo mea-culpa pela omissão do programa, com explanação correta a respeito de preconceito racial, símbolos de resistência contra o racismo e a importância de respeitar (e tentar compreender) a dor de quem se sente discriminado.

Publicidade

Para João e Camilla, que se agigantaram em cena, foi uma catarse. Sentiram-se notados, apoiados, dignificados. Um momento especial, talvez histórico, em 22 edições de ‘BBB’ marcadas por inúmeras questões sociais relevantes negligenciadas pela direção do programa.

Quantas oportunidades perdidas de iniciar uma discussão na casa — estendida à sala do telespectador — a respeito de preconceitos e estereótipos. O esclarecimento conduzido por Tiago Leifert, visivelmente sensibilizado, compensou a banalidade de uma edição inteira.

Na esteira de um capítulo de ‘Amor de Mãe’ com boa audiência (picos de quase 40 pontos), o ‘Big Brother Brasil’ fez valer sua popularidade e influência. O programa serve para nos distrair do caos da vida real, ainda mais em tempo de pandemia e incerteza sobre o futuro, mas pode também ser útil como palco de discussões e reflexões sobre o que nos atinge e aflige. Aquele experimento de convivência ressalta o melhor e o pior de todos nós. Resta-nos aproveitar suas lições.

Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se