No último dia 30, os fãs de Xuxa lembraram os 31 anos da estreia do ‘Xou da Xuxa’. O saudosismo dos baixinhos que cresceram diante da telinha ressalta o desmonte da programação infantil na TV aberta.
A Globo, que dedicava a maior parte de sua programação matutina às crianças, abandonou este perfil de telespectador ao investir em atrações que ambicionam agradar toda a família.
No SBT ainda há programas infantis de manhã, mas a fórmula é antiga, sem conexão com a garotada antenada nas redes sociais. Record, Band e RedeTV! também deixaram de dar maior atenção à galera.
Esse desprezo pelo telespectador infantil – tão importante na visão de publicitários, pois influi nas decisões de compras da casa – resultou numa mudança de comportamento das crianças que consomem TV aberta.
Estudo realizado pela empresa GfK, que afere a audiência das emissoras, mostra que meninos e meninas ficam mais tempo em frente da TV à noite (72%), do que à tarde (66%) e de manhã (45%).
Um dos motivadores dessa transformação de hábito é a oferta de novelinhas como ‘Carinha de Anjo’ e ‘Chiquititas’ na faixa entre 20h30 e 22h00. As comédias leves que a Globo exibe às 19h30 também atraem crianças.
Lembra que antigamente os pais obrigavam os filhos a dormir cedo, logo após escurecer? Pois isso se tornou, literalmente, coisa do passado em boa parte dos lares brasileiros.
veja também: