Advogado de celebridades comenta processos envolvendo Xuxa

Dr. Luiz Cláudio Lopes Moreira explica polêmicas sobre o filme Amor Estranho Amor, o uso indevido de Ilariê e o boato de pacto com o diabo

9 mar 2020 - 13h28
(atualizado às 13h29)

Durante décadas, o advogado e professor Luiz Cláudio Lopes Moreira teve a missão de zelar pela imagem pública de Xuxa, além de atuar na gestão de negócios milionários da apresentadora. Bem-sucedido, ele investiu no gerenciamento de carreira de outros famosos. Seu escritório BWM cuida dos interesses de Adriane Galisteu, Ivan Moré e Léo Chaves, entre outros. Agora lança a Federal Law, plataforma de conteúdo para o chamado advogado 4.0, sempre conectado às tecnologias facilitadoras de suas funções e em busca de novos conhecimentos e formações.

Dr. Luiz Cláudio obteve várias vitórias para Xuxa na Justiça ao longo de três décadas
Dr. Luiz Cláudio obteve várias vitórias para Xuxa na Justiça ao longo de três décadas
Foto: Divulgação

Em conversa com o blog, Dr. Lopes Moreira contou em detalhes alguns casos jurídicos com Xuxa. A eterna rainha dos baixinhos teve sua honra ferida algumas vezes e foi vítima de exploração comercial. O advogado dos artistas e poderosos também se manifestou a respeito da abordagem da advocacia no folhetim das 21h da Globo.

Publicidade

Na novela Amor de Mãe, a advogada Vitória (Taís Araújo) é um exemplo de ética. Abre mão do próprio patrimônio para se livrar de um cliente corrupto. Esse tipo de referência na TV faz bem à imagem dos advogados em geral?

Em tempos de resgate de valores fundamentais para a sociedade, tais como honestidade, ética, transparência e seriedade, é muito bom para os profissionais do direito terem uma artista do quilate da brilhante Taís Araújo interpretando uma advogada de caráter e com princípios morais exemplares. Nossa categoria profissional precisa ser vista pela sociedade dessa forma. Parabéns aos autores da novela, à TV Globo e à atriz.

O senhor já advogou para várias celebridades. É necessário ter cuidado especial quando o cliente está exposto na mídia?

Sim, é preciso ter cuidado com as palavras, pois qualquer manifestação pública com interpretação dúbia pode repercutir de forma negativa, ainda mais com a rapidez que as tecnologias atuais nos proporcionam, principalmente nas redes sociais. Quanto mais exposição, mais cuidado deve ter com sua audiência, pois o 'conserto' da declaração polêmica não terá a mesma repercussão.

Publicidade

Como foi trabalhar com Xuxa?

Minha experiência com Xuxa Meneghel foi sensacional e muito exitosa, razão porque fomos parceiros por mais de 30 anos. Conheci Xuxa em 1983 e, três anos depois, começamos a trabalhar juntos. Meu início foi como advogado externo, depois como Diretor Jurídico e Comercial da Xuxa Produções. Por último, com a saída da famosa empresária Marlene Mattos, em 2002, como sócio da empresa e empresário dela. Xuxa é uma artista talentosa, empresária inteligente, mãe e filha exemplares. Juntos produzimos dezenas de produtos audiovisuais. Foram filmes, DVDs, CDs, shows artísticos no Brasil e no exterior, peças de teatro, lançamentos editoriais, programas de TV aqui, nos Estados Unidos, na Espanha, na Argentina e em outros Países da América Latina. Esses produtos bateram recordes sucessivos de vendas e de reconhecimento do trabalho artístico, tendo ganhado prêmios internacionais, como dois Grammy Latino, e conquistado presença no Guinness Book, o Livro dos Recordes.

O senhor atuou também na entidade que Xuxa manteve por décadas.

Em paralelo ao trabalho artístico, em uma época em que poucos artistas pensavam em solidariedade, Xuxa inaugurou a Fundação Assistencial Xuxa Meneghel, no ano de 1988, onde atuei como Diretor Operacional e Diretor Administrativo. Tenho muito orgulho de ter participado ativa e voluntariamente desse trabalho, pois ao longo de 28 anos de atuação contribuímos na mudança de vida de mais de 200.000 pessoas, capacitando e gerando oportunidades a crianças, jovens e adultos.

"Xuxa é uma empresária inteligente", afirma o advogado Luiz Cláudio Lopes Moreira
Foto: Divulgação

E sua relação com o apresentador e agora governador de São Paulo João Doria?

Minha experiência foi no período em que ele presidia o Grupo Doria, tendo atuado voluntariamente na organização e comercialização do famoso evento Natal do Bem, de 2009 a 2019, promovido pelo Lide Solidariedade e presidido pelo meu amigo Sérgio De Nadai. Trata-se de um brilhante gestor e administrador, tendo sido um grande aprendizado poder conviver com ele e com sua esposa, a renomada artista plástica Bia Doria.

Publicidade

Muitos famosos têm a imagem usada indevidamente, seja em peças comerciais ou com a intenção de difamá-los. Atuou em muitos casos assim?

Sim, atuei em diversos casos envolvendo artistas, especialmente com a Xuxa Meneghel, pois é uma artista bastante popular e de notoriedade, credibilidade e fama. Até mesmo em períodos eleitorais, com o uso indevido de suas músicas de sucesso, tais como a famosa Ilariê, para versões de campanhas de candidatos. Existem casos que fazem parte dos anais dos tribunais, como a discussão em torno do filme Amor Estranho Amor. Xuxa foi acusada de pedofilia ao contracenar com uma criança.

O que o senhor pode revelar a respeito desse caso polêmico e midiático?

Poucos sabem, mas quando o filme foi rodado, Xuxa também era menor de idade. Além disso, a personagem interpretada por ela era a de uma menina virgem e menor de idade. Esse filme só virou polêmica mundial porque no ano seguinte ao lançamento nos cinemas, Xuxa começou a fazer grande sucesso na extinta TV Manchete, onde apresentava o programa Clube da Criança. No mesmo filme, Vera Fischer apresentou uma cena ardente de incesto com o menino, que era seu filho na trama, e não houve qualquer repercussão na mídia, por tratar-se de uma obra de ficção do talentoso diretor Walter Hugo Khouri. Essa cena com a atriz Vera Fischer, no início dos anos 80, tendo em vista o conservadorismo da sociedade brasileira, deveria ser muito mais discutida, mas a pequena e desconhecida atriz iniciante Xuxa foi execrada pelos formadores de opinião. No meu entendimento, após o sancionamento do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, tais cenas envolvendo menores de idade não poderiam sequer ser filmadas, e para Amor Estranho Amor ser veiculado novamente, as duas sequências do menino, com Xuxa e Vera Fischer, deveriam ser editadas.

Houve mais casos de grande repercussão envolvendo Xuxa?

Ainda na década de 80, Xuxa e seu então namorado Pelé foram fotografados na paradisíaca praia de Ibiza, na Espanha. Até aí, nada de mais. Ocorre que Xuxa estava fazendo topless, com os seios à mostra. A foto foi estampada na capa da revista ¡Hola! sem a autorização de Xuxa e Pelé, resultando em processo de perdas e danos. Outro processo de Xuxa foi contra o Google, para excluir da busca de imagens a Xuxa desnuda, como também retirar qualquer associação de seu nome e sua imagem com o termo pedofilia. Tivemos ainda processos contra algumas emissoras de TV do Brasil que utilizaram fotos dela seminua como conteúdo de programa de entretenimento, além de explorarem a tolice de que Xuxa teria um pacto com o diabo.

Publicidade

Veja também:

Xuxa, Ju Paes e mais famosas esbanjam sofisticação em looks glam de carnaval
Video Player
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se