Globo se esconde atrás do Dr. Drauzio no caso da trans presa

Descoberta do delito cometido pela entrevistada no Fantástico fez muitos telespectadores irem da solidariedade à revolta

9 mar 2020 - 08h56
(atualizado às 09h57)

Devemos sentir empatia somente por quem cometeu crimes leves ou podemos nos solidarizar também com condenados por atos hediondos? Esse é o dilema suscitado pela revelação, a partir de apuração do site O Antagonista, de que a detenta Suzy de Oliveira teria estuprado, estrangulado e ocultado o cadáver de um menino de 9 anos. 

No domingo (1.º), ela provocou comoção nacional ao manifestar sua solidão no presídio em entrevista a Drauzio Varella, no Fantástico. O abraço paternal do médico viralizou nas redes sociais e gerou inúmeras matérias na imprensa. Na última semana, Suzy recebeu centenas de cartas e doações em dinheiro por meio de uma vaquinha virtual. Ninguém sabia detalhes de sua condenação. 

Publicidade

Assim que portais de notícias repercutiram a notícia do crime, sugiram inúmeras mensagens a respeito na web e o nome de Suzy liderou o ranking de assuntos do Twitter. De um lado, gente disposta a reafirmar solidariedade a Suzy. Do outro, pessoas chocadas com o horror por trás da aparência frágil da presidiária — e, consequentemente, o fortalecimento do preconceito e do ódio contra transexuais e detentos.

Suzy de Oliveira despertou debate nacional a respeito de solidariedade a presidiários
Suzy de Oliveira despertou debate nacional a respeito de solidariedade a presidiários
Foto: TV Globo / Blog Sala de TV

Unânime, apenas a aprovação ao gesto humanitário de Drauzio Varella. Ele não conhecia a ficha criminal de Suzy no momento da gravação. "Não perguntei nada a respeito dos delitos cometidos pelas entrevistadas. Sou médico, não juiz", esclareceu o médico em nota à imprensa. Antes disso, ele havia manifestado surpresa com a repercussão gigantesca do abraço. Chegaram a sugerir que fosse lançado candidato à Presidência em 2022. Varella rejeita essa idolatria tola.

O especialista em saúde do Fantástico não tinha a obrigação de questionar Suzy, mas a Globo, sim. A informação era relevante. Tanto assim que sua revelação, agora, influencia a formação de opinião dos telespectadores. Ainda que não tenha existido a intenção de manipular, a edição induziu o público a se comover e sentir compaixão. Neste caso, a omissão de um dado prejudicou a precisão jornalística. E, no jornalismo profissional, não deve existir espaço para dúvida ou incongruência. Em outras reportagens do gênero, na Globo, houve a citação dos crimes dos entrevistados.

Na edição de ontem (8), o Fantástico apresentou uma explicação. "Os crimes das entrevistadas não foram mencionados porque este não era o objetivo", disse Tadeu Schmidt. "O quadro gerou muita empatia no público, mas também críticas exatamente por não mencionar os crimes", complementou Poliana Abritta. A seguir, a apresentadora informou que o programa apoiava integralmente a nota emitida por Drauzio Varella.

Publicidade

Nela, o médico diz: "Por razões éticas, não busco saber o que de errado fizeram. Sigo essa atitude para cumprir o juramento que fiz ao me tornar médico. E para não cair na tentação de traí-lo, atendendo apenas aqueles que cometeram crimes leves. No quadro do Fantástico, segui os mesmos princípios".

Drauzio Varella fez o juramento a Hipócrates; a Globo, não. A emissora errou antes, ao não revelar os delitos das entrevistadas, e erra novamente agora ao usar o médico como escudo contra as contestações ao seu jornalismo.

Veja mais:

Com affair, Anitta faz fotos de biquíni e anda de bike em resort nas Maldivas
Video Player
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se