'Avenida Brasil 2' não é a primeira: Globo já usou número 2 em continuação de novela e até cogitou outra sequência que nunca saiu do papel

'Avenida Brasil 2' resgata tradição curiosa da Globo: emissora já teve outra continuação com número 2 — e uma segunda parte que nunca foi ao ar

8 set 2026 - 18h43
Resumo
A Globo confirmou para 2027 a estreia de Avenida Brasil 2, apostando na força da marca em vez de criar um título novo, como o provisório Filhos do Divino. A decisão é incomum na emissora, que costuma dar nomes inéditos a sequências — a exemplo de Êta Mundo Melhor!, No Rancho Fundo e Esperança (antiga Terra Nostra 2). A única exceção recente similar foi Verdades Secretas II, em 2021, que utilizou algarismos romanos, tornando o uso do numeral arábico na nova produção um movimento inédito e ousado.
‘Avenida Brasil 2’ não é a primeira: Globo já usou número 2 em continuação de novela e até cogitou outra sequência que nunca saiu do papel.
‘Avenida Brasil 2’ não é a primeira: Globo já usou número 2 em continuação de novela e até cogitou outra sequência que nunca saiu do papel.
Foto: Reprodução/TV Globo / Purepeople

Com a confirmação de 'Avenida Brasil' 2' no horário nobre em 2027, é possível perceber uma aposta ousada da Globo na sequência de suas novelas. Em vez de criar um novo título para a continuação de 'Avenida Brasil', a emissora optou por assumir de vez a força da marca criada por João Emanuel Carneiro. 

A produção, que tinha 'Filhos do Divino' como título provisório, chegará à televisão como 'Avenida Brasil 2'. E a escolha é mais curiosa do que parece.

Publicidade

Isso porque, na história recente da Globo, continuações de novelas normalmente não recebem o numeral correspondente à obra original. O caso mais próximo e praticamente único é 'Verdades Secretas II', continuação de 'Verdades Secretas', exibida originalmente em 2021. 

Mesmo assim, a produção utilizou o numeral em algarismos romanos, seguindo uma apresentação diferente de Avenida Brasil 2.

As demais sequências adotaram títulos próprios. Um dos exemplos mais recentes é 'Êta Mundo Melhor!', continuação de 'Êta Mundo Bom!', novela de Walcyr Carrasco exibida originalmente em 2016. 

A mesma estratégia foi usada em outras produções. 'No Rancho Fundo', por exemplo, funciona como uma espécie de continuação de 'Mar do Sertão', enquanto 'Nos Tempos do Imperador' deu sequência a 'Novo Mundo'. Em ambos os casos, a Globo preferiu criar um novo nome em vez de simplesmente colocar um '2' na produção.

Publicidade

Pode-se dizer que 'Terra Nostra' 2 quase saiu do papel. A vênus platinada cogitou a continuação, mas preferiu criar 'Esperança', três anos após o sucesso ...

Veja mais

Matérias relacionadas

O maior erro de 'Avenida Brasil' já virou piada em outra novela da Globo; há dois anos, detalhe voltou à tona e ganhou novo desdobramento

Nem Nina, nem Rita: Globo escala Mel Maia, aos 22 anos, para personagem inédita em 'Avenida Brasil 2'; papel é totalmente diferente daquele na novela de 2012

Só muda o nome... e o Brasil ama! 8 atrizes da Globo que repetem a mesma personagem em quase todas as novelas, mas a gente já se acostumou e até gosta

Publicidade

Quem foi Duda Wendling em 'Avenida Brasil'? Há 14 anos, ex-atriz mirim da Globo e vice-campeã de 'A Fazenda 17' teve papel importante na novela: 'Tenho muito...'

Vilã de 'Avenida Brasil', Carminha vai voltar antes da hora? Globo estuda rival de Nina em outra novela antes da 2ª parte da história de sucesso

Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações