O trabalhador CLT em alguns casos realiza um empréstimo para a realização de um sonho de vida: seja a compra da casa própria ou do primeiro carro. Assim como aqueles responsáveis que arcam com pagamento de pensão aos filhos menores, esse grupo de colaboradores precisa estar atento às novas regras que entraram em vigor desde 26 de junho.
A gente já alerta que no caso de empréstimos contraídos antes daquela data não haverá mudança alguma. E a alteração, segundo especialista, é favorável a quem recorrer a esse tipo de modalidade. "Fica mais fácil. O objetivo central do programa Crédito do Trabalhador é justamente desburocratizar o acesso. Antes, para o trabalhador CLT conseguir um consignado, a empresa onde ele trabalha precisava ter um convênio ativo com um banco específico", detalha ao Purepeople Thaiz Nobrega, especialista em Direito do Trabalho.
"Com o novo sistema integrado ao eSocial e ao FGTS Digital, o processo é centralizado. O trabalhador pode cotar e contratar o empréstimo de forma autônoma diretamente no aplicativo (como o Carteira de Trabalho Digital ou canais parceiros), e as garantias (como o saldo do FGTS) são averbadas eletronicamente. Como os bancos passam a ter maior segurança de que vão receber o dinheiro de volta (por conta das garantias automáticas na rescisão), a oferta de crédito aumenta e as taxas de juros tendem a ser mais amigáveis do que nas linhas de crédito pessoal comum", explica.
Nova regra de empréstimo é alerta para CLT sem 2ª renda
Por isso, o trab...
Matérias relacionadas