O músico dos Beatles que seria o guitarrista solo em vez de George Harrison

Caso curioso de medo de palco foi responsável pela entrada de músico na banda, quando eles ainda eram adolescentes em Liverpool

23 nov 2025 - 09h12

George Harrison é reconhecido por muitos como um dos maiores guitarristas da história do rock. Sua sofisticação e senso de melodia são elogiados até hoje. Mas por incrível que pareça, ele quase não exerceu a função nos Beatles.

George Harrison com os Beatles em 1965
George Harrison com os Beatles em 1965
Foto: David Redfern / Redferns via Getty / Rolling Stone Brasil

Em um trecho da edição atualizada de The Beatles Anthology (via Guitar World), Paul McCartney relembrou que era o guitarrista solo no The Quarrymen, a banda anterior ao Fab Four. Ele contou sobre o momento no qual percebeu não ser o cara para o instrumento.

Publicidade

Ele disse:

"Para o meu primeiro show, me deram um solo de guitarra em 'Guitar Boogie' [originalmente gravada por Arthur Smith]. Eu conseguia tocar facilmente nos ensaios, então decidiram que seria meu solo. As coisas estavam indo bem, mas no momento da performance eu fiquei com os dedos grudentos; eu pensei: 'O que estou fazendo aqui?' Eu fiquei assustado demais; era um momento grande demais, com todo mundo olhando para o guitarrista. Não podia fazer isso."

Isso fez a banda precisar de um guitarrista. Felizmente, Paul conhecia um garoto um ano mais novo que pegava o mesmo ônibus e tocava o instrumento. George. Ele descreveu a cena:

"Eu falei pro John [Lennon] e os outros Quarrymen sobre esse cara da escola chamado George: 'Ele é um guitarrista muito bom, então se estiver pensando em guitarra - ele é o cara'. Eles falaram: 'Vamos ouví-lo, então'. George conseguia tocar 'Raunchy' [gravada por Bill Justis] tão bem que soava como o disco. Estávamos todos no andar de cima de um ônibus uma noite e eu falei: 'Vai lá, George'. Ele puxou seu violão e mostrou que podia tocar. Todo mundo concordou: 'Você tá dentro. Conseguiu'."

Paul McCartney, George Harrison e os Beatles

Paul McCartney continuou como guitarrista base no The Quarrymen e nas formações iniciais que foram para Hamburgo. Após a saída de Stu Sutcliffe em 1961, Paul mudou para o baixo. George Harrison, por sua vez, nunca deixou de ser o guitarrista solo, desde aquela noite no ônibus.

Rolling Stone Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se