Valentino Garavani, fundador da renomada maison Valentino, morreu na segunda-feira, aos 93 anos. Conhecido por seus designs vibrantes e pelo glamour de alto luxo, a influência de Valentino moldou o mundo da moda por décadas e segue viva em seus lendários looks de alta-costura.
A grife de luxo, lançada por Garavani em 1960, vestiu alguns dos maiores artistas e ícones culturais do mundo, incluindo a princesa Diana, Audrey Hepburn e Elizabeth Taylor. "É muito, muito simples", disse ele ao New York Times em 2007. "Eu tento fazer com que minhas garotas pareçam sensacionais".
Garavani deixou a Valentino em 2007; desde então, designers como Alessandra Facchinetti, Maria Grazia Chiuri, Pierpaolo Piccioli e Alessandro Michele (atual diretor criativo) deram continuidade à missão do estilista italiano e conduziram a marca rumo a novas gerações. Seu grande trunfo sempre foi a longevidade: a Valentino permaneceu um nome desejado ao longo de seis décadas, especialmente entre estrelas do tapete vermelho. Se você já viu seu ídolo favorito usando florais delicados, tons de vermelho elegantes ou uma estampa de leopardo extravagante com um toque do glamour da velha Hollywood, há grandes chances de que fosse Valentino.
Embora Valentino seja lembrado por todo o seu vasto legado, as colaborações da grife com músicos merecem um destaque especial. Ídolos pop mais jovens recorreram constantemente à marca, especialmente para figurinos de turnês grandiosas ou looks marcantes em premiações. Valentino assinou trajes icônicos para artistas que vão de Dua Lipa a Conan Gray e Sabrina Carpenter. Relembre, a seguir, as melhores colaborações da Valentino com músicos, segundo Rolling Stone:
Gaga encontra Garland
Lady Gaga homenageou Judy Garland, que estrelou a versão de 1954 de Nasce uma Estrela, ao comparecer ao tapete vermelho de sua própria releitura do filme, em 2018. O vestido lilás evocava o glamour da velha Hollywood e foi combinado a um colar de diamante em formato de pera de 20 quilates.
Valentino Supernova
Chappell Roan sempre aposta alto, e seu vestido no desfile Le Méta-Théâtre des Intimités, da Valentino, durante a Semana de Moda de Paris, não foi exceção. O modelo deslumbrante trazia um corpete preto e uma saia de baile ampla e em cascata, com pequenos detalhes, refletindo o drama e o senso teatral que ela leva para sua arte.
Radical Glam
Dua Lipa usou inúmeros looks da Valentino em sua turnê Radical Optimism, mas um dos mais impressionantes foi um macacão de renda branca sob medida, assinado pelo diretor criativo Alessandro Michele. O figurino se mostrou um verdadeiro destaque durante a segunda metade dos shows.
J.Lo Glow
Jennifer Lopez acumula décadas de looks memoráveis no tapete vermelho, mas um dos clássicos favoritos é o vestido fluido, em estilo caftã, verde-menta, que ela usou no Oscar de 2003. Era o auge da era Bennifer, e o visual transformou J.Lo em um retrato de elegância, ao evocar Jackie O nos anos 1960.
Pronta Para o Tapete Vermelho
Sabrina Carpenter foi a estrela mais recente a causar impacto com um Valentino sob medida ao surgir no VMA 2025 com um deslumbrante vestido de renda vermelho-vivo. A cantora vivia o início da era Man's Best Friend, e o modelo hipnotizante misturava glamour clássico e um brilho de femme fatale na medida certa.
Todos os Olhos em Maria
alentino criou um look marcante para Maria Zardoya com essa mistura de seda, renda e veludo. "Sinto como se fosse uma noiva gótica art déco dos anos 1950. Estarei esperando meu noivo."
Obra de Arte
Rihanna causou impacto ao aparecer no Met Gala com um vestido Valentino impressionante, adornado com flores esculturais de grandes proporções.
Encantado em Rosa
Conan Gray manteve o estilo em alta no Coachella 2022 com um conjunto Valentino transparente feito sob medida.
Linda em Rosa
Gaga viveu inúmeros momentos icônicos de moda durante a divulgação de Nasce uma Estrela, mas essa obra-prima de alta-costura da Valentino rouba a cena. Mother Monster desfilou pelo 75º Festival de Veneza com um vestido rosa coberto de penas, parecendo uma princesa a caminho do baile.
Em Flor
No 55º Grammy, Adele usou um elegante vestido de coquetel com tons profundos de vermelho e flores bordadas — dois dos códigos mais reconhecíveis da Valentino.
Florence em Ascensão
Conhecida por seu estilo boêmio e hipnotizante, Florence Welch vestiu um vestido amarelo rendado, em camadas, no 83º Oscar, onde apresentou "If I Rise", do filme 127 Horas.
As Notas Certas
Na maior noite da música, em 2014, Katy Perry apostou em uma criação lúdica da Valentino. A cantora de "Roar" usou um vestido branco de tela, adornado com partituras musicais ao longo da saia.
Abotoado
A estrela em ascensão da Geração Z, Sombr, usou Valentino no VMA 2025, dando um toque especial a um terno preto clássico com motivos florais bordados.