O disco mais equilibrado do Pink Floyd, segundo David Gilmour

Embora catálogo da banda seja repleto de clássicos, guitarrista aponta um álbum específico como ápice da harmonia entre composição, performance e estética

22 jan 2026 - 09h01

Ao longo de décadas, o Pink Floyd construiu uma discografia que redefine o conceito de álbuns clássicos de rock. Da psicodelia experimental a óperas-rock monumentais, a banda sempre buscou empurrar as fronteiras do som.

David Gilmour, guitarrista do Pink Floyd, nos anos 1970
David Gilmour, guitarrista do Pink Floyd, nos anos 1970
Foto: Chris Walter / WireImage / Rolling Stone Brasil

No entanto, para David Gilmour, existe um momento em que todas as engrenagens do grupo funcionaram em perfeita sintonia, resultando no que ele descreve como o trabalho "mais equilibrado" da carreira da banda: Wish You Were Here (1975).

Publicidade

Em declarações resgatadas pela Far Out Magazine, Gilmour considera que embora o aclamado The Dark Side of the Moon (1973) seja um trabalho excepcional, ele sente que Wish You Were Here atingiu um nível de satisfação artística e coesão que nenhum outro disco do Floyd alcançou.

https://open.spotify.com/intl-pt/album/0bCAjiUamIFqKJsekOYuRw

Gilmour reflete:

"Acho que, para mim, esse álbum, o Wish You Were Here, é o mais equilibrado em termos de a música ter a força emocional necessária para corresponder às letras brilhantes que a acompanham, e tudo isso se combinando para criar algo que tem um verdadeiro impacto emocional. Para mim, funciona melhor do que o Dark Side of the Moon."

Pink Floyd e Wish You Were Here

O álbum é famoso por ser uma homenagem ao fundador da banda, Syd Barrett, especialmente na suíte "Shine On You Crazy Diamond". Dentre outros destaques do repertório estão "Have a Cigar" e a faixa-título "Wish You Were Here".

Publicidade
Rolling Stone Brasil
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações