Nelly Furtado quer crédito por arrocha e brasileiros admitem plágio

WK e Treyce usaram refrão de hit da canadense em música que estourou sem autorização prévia ou crédito

3 mar 2023 - 12h19
Treyce
Treyce
Foto: Divulgação

É claro que a situação apertaria um dia. O uso sem crédito de hits (ou trechos) estrangeiros em versões brasileiras vai contra o princípio do direito autoral global, e a conta da vez junta Nelly Furtado e o produtor WK e a intérprete Treyce.

Os brasileiros usaram o refrão de “Say it Right”, da canadense, no arrocha “Lovezinho”. E parecia que tudo passaria batido não fosse o sucesso repentino que a música ganhou após o dançarino influencer Churrasco gravar um vídeo com a canção.

Publicidade

“Lovezinho” explodiu e chamou a atenção da equipe de Furtado, já que a composição original, de 2006, envolve outros nomes consagrados da música mundial, Timbaland e Danja.

WK e Treyce fizeram o mesmo com outro hit global, “Nothin´ on You”, de Bruno Mars, em sua variante “Vai Malvadin”. Mas como a música não estourou, os representantes podem ter deixado de lado.

WK admite o uso e concorda em conversar a respeito, prevendo oferta parecida com outro caso recente de utilização de composição sem permissão prévia do artista original. Aconteceu com o forró “Coração Cachorro (Late Cachorro)”, que usou partes de “Same Mistake”, de James Blunt.

O compositor foi creditado posteriormente no forró e arrecada 20% dos direitos da versão.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações