O mundo do heavy metal foi pego de surpresa com recente declaração de Adrian Smith, guitarrista do Iron Maiden, sobre a saída do icônico baterista Nicko McBrain no fim de 2024.
Em entrevista franca à Metal Hammer da Espanha (via Blabbermouth), Smith revelou que a permanência do músico, que acompanhava a banda desde 1982, tornaria a existência do grupo insustentável a longo prazo.
De acordo com Adrian, a decisão foi tomada após uma análise técnica e física sobre o futuro das performances ao vivo. Nicko vinha enfrentando dificuldades de saúde desde que sofreu um mini-AVC em 2023, o que impactou sua mobilidade e precisão no palco.
Smith deu detalhes sobre a decisão pela saída do baterista:
"Foi muito difícil. Muito difícil mesmo. Quer dizer, ele tentou na penúltima turnê que fizemos, o Nick fez o possível (para continuar tocando com o Iron Maiden), mas ele sabia que não conseguiria fazer o que fazia antes. Então, tivemos que fazer a mudança para a banda continuar. E foi de partir o coração, de verdade. O Nick era uma parte tão importante — e ainda é, de verdade — da banda, e sempre será. Ele tinha uma presença enorme. E as pessoas o amam. Todos nós o amamos. E ele é um baterista incrível."
O guitarrista explicou que o nível de exigência das composições do Maiden requer um vigor físico que, infelizmente, Nicko já não conseguia mais entregar de forma consistente:
"Acho que ser baterista do Iron Maiden é um dos trabalhos mais difíceis, com certeza. É muito, muito físico. E o Nick sofreu um AVC... Ele teve uma espécie de recuperação parcial. E isso, infelizmente, afetou bastante a forma como ele tocava. Mas graças a Deus ele está bem agora. Mas, sim, é uma coisa séria. E essa é a vida. E vamos encarar os fatos, não somos mais crianças."
Agindo rápido para substituir Nicko McBrain
Embora a saída tenha sido dolorosa, o Iron Maiden agiu rápido para garantir que a turnê Run For Your Lives e os planos futuros não fossem cancelados. Simon Dawson assumiu a bateria nas apresentações ao vivo, embora Nicko ainda seja listado como integrante oficial da banda.
Em entrevista à Rock Candy (via site Igor Miranda), Steve Harris contou como se deu o processo que selou o fim da passagem de Nicko pelo grupo.
Conforme relato do baixista, Nicko manteve-se firme quando comunicou aos demais integrantes sobre a saída e não abriu espaço para que tentassem demovê-lo de sua decisão.
"Para ser sincero, realmente não tivemos escolha e tivemos que fazer a mudança depois que Nicko teve seus problemas de saúde. Foi o que foi, e tínhamos uma decisão a tomar, se queríamos continuar ou não. Obviamente, tínhamos uma turnê agendada na época em que aconteceu (The Future Past Tour) e o resto de nós queria continuar. Mas no final, depois de passarmos por tudo isso, foi decisão do Nicko se retirar e todos nós respeitamos o fato de que ele decidiu fazer isso."
Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden
Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.