Depois de quase 50 anos e uma jornada de busca espetacular, Paul McCartney se reuniu com seu baixo original, um Höfner de 1961.
A história desse reencontro é contada no documentário McCartney: The Hunt for the Lost Bass, que estreou nos cinemas no começo deste mês. Com direção de Arthur Cary, o filme mostra a força-tarefa feita para recuperar o instrumento e sua reestreia em 2024, nos palcos, nas mãos de seu dono.
Este foi o primeiro baixo que Macca comprou para tocar nos Beatles, e estava perdido desde 1972, quando foi roubado. À época, o grupo de Liverpool já havia chegado ao fim, e Paul estava formando o Wings. O instrumento foi levado após o roubo de uma van da banda, que estava estacionada nas ruas de Notting Hill, bairro de Londres.
À frente desse projeto esteve Keith Smith, parte da equipe técnica de McCartney, e Nick Wass, da marca de instrumentos Höfner. Juntos, eles convocaram jornalistas e pesquisadores para colaborar na busca, que se encerrou em 2023 quando uma pessoa finalmente localizou esse baixo e o devolveu ao músico, que o reconheceu quase instantaneamente.
À época, o Höfner de 1961 precisou passar por uma restauração intensiva para voltar a ser tocado e, em 2024, Macca o usou novamente durante o último show da Got Back Tour naquele ano.
História incrível, né? Por enquanto McCartney: The Hunt for the Lost Bass está disponível apenas na plataforma iPlayer, da BBC, que não é liberada para o Brasil. De qualquer forma, você pode ver o trailer do documentário logo abaixo, e ler o relato completo sobre essa aventura (em inglês) clicando aqui.
Trailer de documentário sobre Paul McCartney e baixo perdido
O post Histórico: documentário mostra reunião de Paul McCartney com baixo perdido há quase 50 anos apareceu primeiro em TMDQA!.