Fim de uma era: Maestro João Carlos Martins se despede dos palcos após décadas de música

Após uma trajetória marcante, maestro João Carlos Martins se despede dos palcos e revela planos para se concentrar em novos projetos e educação musical

1 abr 2025 - 12h31
Fim de uma era: Maestro João Carlos Martins se despede dos palcos após décadas de música
Fim de uma era: Maestro João Carlos Martins se despede dos palcos após décadas de música
Foto: Reprodução/ Divulgação / Contigo

O renomado maestro João Carlos Martins (84) anunciou oficialmente sua aposentadoria dos palcos. Após décadas de uma carreira marcada por muito profissionalismo, o pianista se prepara para dar adeus às apresentações ao vivo. A última performance internacional de Martins será no Carnegie Hall, em Nova York, no dia 9 de maio deste ano.

"Aos 84 anos a mente não pode parar. Vou intensificar meu trabalho de educação musical e, ao lado de grandes profissionais, tentar inspirar pessoas a transformarem adversidades em grandes realizações", contou João.

Publicidade

Fim de uma era

Por meio de um video publicado nas redes sociais, João Carlos, anunciou sua aposentadoria dos palcos. No Brasil, o maestro continuará sua trajetória, mas com uma mudança de foco. Ele planeja reduzir gradualmente sua presença nos palcos e concentrar seus esforços em novos projetos, como educação musical.

''Dia 30 de abril pretendo anunciar oficialmente na Sala São Paulo o projeto da mentoria, e nenhum aspecto ainda foi definido. Estamos programando isso para o próximo semestre. Continuo correndo atrás dos meus sonhos''.

Martins, que já enfrentou diversas batalhas de saúde ao longo de sua vida, incluindo a distonia focal, uma condição que afeta os movimentos das mãos, já passou por mais de 30 cirurgias. Apesar dos problemas, o maestro manteve sua paixão pela música e seu compromisso com a arte, construindo um legado único no mundo da música clássica.

NOVA FASE

Jottapê, de 24 anos, anunciou o fim da carreira como funkeiro. O cantor participou de evento em São Paulo, onde revelou que aquele seria seu último show. Durante a apresentação, falou sobre sua conversão religiosa e explicou os motivos da decisão.

Publicidade

"É o seguinte: por muito tempo, eu corri atrás de tudo, dinheiro, fama. Eu consegui tudo isso, mas eu tinha um vazio enorme dentro de mim que nada preenchia. E, graças a Deus, meu coração está até acelerado para falar, hoje eu não tenho mais esse vazio", continuou ele. Confira aqui!

Contigo
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se