Morreu aos 88 anos Bira Presidente, fundador do Cacique de Ramos e do Fundo de Quintal; artistas como Belo e Thiaguinho prestaram homenagens destacando sua contribuição ao samba.
O mundo do samba está de luto pela morte do sambista Ubirajara Félix do Nascimento, de 88 anos, mais conhecido como Bira Presidente. Artistas e músicos lamentaram a morte do fundador do bloco Cacique de Ramos e um dos criadores do Fundo de Quintal.
Bira estava no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e faleceu no final da noite deste sábado, 14. A lenda do samba lutava contra um câncer de próstata e tinha Alzheimer. Ele deixa as filhas Karla Marcelly e Christian Kelly, os netos Yan e Brian, e a bisneta Lua.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Belo foi um dos artistas que lamentou a morte de Presidente. O cantor postou uma homenagem ao seu padrinho da música nas redes sociais. “Hoje o samba chora. [...] Bira não foi apenas um artista — foi um movimento, uma revolução cultural, um símbolo de resistência e ancestralidade. Com seu Talento e sua alegria, ele transformou rodas de samba em verdadeiras aulas de brasilidade”, escreveu.
Thiaguinho também deixou registrada a sua admiração pelo músico. Ele afirmou em uma publicação no Instagram que era dia de enaltecer ainda mais quem o fez “chegar até aqui”.
“Se todos do samba fossem como Seu Bira Presidente, seu irmão Ubirany… Ahhh Viveríamos no céu do samba! Céu… É de lá que BIRA PRESIDENTE continuará nos guiando… Ao lado do Mestre Maior… Abençoando o samba e todos que se alegram com esse gênero musical que tem um PRESIDENTE”, escreveu.
Ele relembrou a primeira vez que o viu de perto no Canecão, no Rio de Janeiro. “Jamais esquecerei quando te vi gravar no nosso álbum ‘Alegrando a Massa’, em 2003, e entendi mais ainda porque sua levada era tão envolvente, diferente e única… Fiquei fascinado ao ver a magia de perto”, declarou.
O frontman do Planet Hemp, Marcelo D2, prestou sua homenagem. "Obrigado mestre, descanse em paz.” Além dele, Ludmilla lamentou a partida de Bira. “Obrigada por toda sua contribuição na história da música brasileira, descanse em paz”.