A história bizarra de quando o cadáver de Elvis Presley quase foi roubado

Quatro homens foram detidos após uma denúncia anônima que planejavam roubar o corpo do Rei do Rock e pedir resgate, mas o caso foi arquivado

24 jan 2026 - 09h01

Existem muitas histórias bizarras envolvendo a morte de Elvis Presley, desde lendas urbanas sobre a causa, a teorias da conspiração que ele sequer faleceu. Entretanto, pouco se fala de quando quase roubaram o cadáver do Rei do Rock.

O cantor Elvis Presley em 1975
O cantor Elvis Presley em 1975
Foto: Steve Morley / Redferns / Rolling Stone Brasil

A tentativa ocorreu quando o corpo do cantor era velado na cidade de Memphis, em 1977. Familiares de Elvis passaram quase uma semana fazendo vigília na capela onde estava o caixão, enquanto milhares e milhares de fãs vinham se despedir. Na manhã de 19 de agosto, a polícia impediu o sequestro do cadáver.

Publicidade

Uma reportagem do New York Times descreveu o ocorrido:

"No começo da manhã, três homens entraram no cemitério pelo muro traseiro e foram em direção ao mausoléu de mármore branco. Os homens então ficaram apreensivos e tentaram ir embora, a polícia disse. Eles foram então presos."

A polícia de Memphis havia recebido uma denúncia anônima de que os homens planejavam roubar o cadáver de Elvis Presley e pedir resgate à família do cantor. Além dos três homens detidos no cemitério, o autor da denúncia também foi preso.

O advogado dos suspeitos afirmou ter sido tudo um grave mal entendido. O caso foi arquivado.

Entretanto, isso foi o suficiente para a família Presley ligar o sinal de alerta. Anos depois, Billy Smith, primo de Elvis, deu uma entrevista ao podcast Elvis Fans Matter (transcrição via Far Out Magazine) no qual detalhou a reação a essa tentativa de roubo.

Publicidade

Ele falou:

"A partir daquele momento, Tio Vernon não sabia o que fazer. Então ele ligou para a prefeitura e pediu se dava pra mudar o mausoléu para Graceland [mansão de Elvis], assim poderia ter segurança constante. Eles concordaram e também deixaram mudarmos o caixão da mãe dele para lá também, além, é claro, da vovó. Todos estão enterrados lá agora."

Durante a entrevista, Smith até chegou a especular que os criminosos poderiam nem estar interessados no corpo, mas sim no caixão. Isso porque o interior deste era feito de ouro, imitando os faraós. O sarcófago seria tão valioso quanto os restos de quem residia dentro.

Nos anos desde então, foram enterrados junto com Elvis em Graceland sua filha, Lisa Marie, falecida em 2023, e seu neto Benjamin Keough, morto em 2020.

Rolling Stone Brasil
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações