5 descobertas sobre o futuro do Angra, reveladas por Rafael Bittencourt

Guitarrista discutiu saída de integrantes, reaproximação com Edu Falaschi e o que está no horizonte para a lendária banda brasileira de metal

17 dez 2025 - 20h09
(atualizado às 20h15)

A confirmação do Angra, banda que havia entrado em hiato no mês de agosto, no festival Bangers Open Air 2026 com três ex-membros — Edu Falaschi, Kiko Loureiro e Aquiles Priester — deu início a uma reação em cadeia. Um integrante (o vocalista Fabio Lione) saiu, outro (Alírio Netto) potencialmente vai entrar e a banda parece estar num estado de fluxo.

Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra
Rafael Bittencourt, guitarrista do Angra
Foto: Ellen Artie @ellenartie / Rolling Stone Brasil

Em entrevista ao TMDQA publicada também no canal Amplifica, Rafael Bittencourt aproveitou a ocasião para esclarecer alguns pontos. O guitarrista e membro fundador entrou em detalhes sobre a reunião com os ex-colegas, a saída de Lione e qual será a cara do Angra daqui para frente.

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=dHMs7MK8POQ

Confira abaixo algumas das revelações.

Rafael Bittencourt e as revelações sobre o futuro do Angra

1) Angra está bastante requisitado

Apesar do anúncio do Bangers Open Air 2026, o plano atual do Angra é fazer nada. Como citado, a banda está em pausa desde agosto, quando terminou sua turnê mais recente. Entretanto, a quantidade de ofertas que chegaram ao empresário Paulo Baron por causa da reunião é bem grande.

Rafael falou (via site Igor Miranda):

Publicidade

"Com essa história toda, o Angra chacoalhou a cena. [Estão opinando] que deveria ter sido de uma maneira X ou Y, mas está se falando muito do Angra e o telefone está tocando. O telefone da Top Link [produtora], o telefone do Paulo, está tocando muito. O Paulo responde: 'pô, mas os caras estão em hiato'. E dizem: 'não, mas pergunta se eles querem fazer assim, assado'. Então está fogo de manter esse hiato, porque a gente está o tempo inteiro agora falando de Angra, pensando em Angra e recebendo propostas, né?"

2) O motivo da saída de Fabio Lione

O vocalista Fabio Lione, que fazia parte do Angra desde 2013, anunciou em novembro que iria sair do grupo e a apresentação do Bangers Open Air 2026 será sua despedida. Conforme Bittencourt, o hiato foi o principal motivo para o italiano deixar a formação. Entretanto, não há conflito entre as partes.

Ele explicou (via site Igor Miranda):

"Por conta do hiato, uma ausência de planos concretos, o Lione falou: 'quero me desvincular do compromisso, porque vocês não têm planos concretos, vocês estão no hiato, então eu quero trabalhar, tenho vários projetos'. Então conversamos, meio que consensualmente, de ele sair. De uma maneira amigável. Permanecemos com uma relação muito boa. Uma relação de amizade e respeito construída muito sólida. Acredito que com o Lione, teremos uma amizade duradoura."

3) O estado atual da relação com Edu Falaschi

O maior chamariz do show no Bangers Open Air 2026 é o fato que será a primeira apresentação do Angra com Edu Falaschi desde 2011. O vocalista saiu do grupo em 2012, em meio a divergências com os integrantes e problemas de saúde.

Durante a entrevista, Bittencourt revelou como ele e o cantor estavam em processo de reaproximação antes da oferta (via site Igor Miranda):

"Vontade teve [de reunir], mas papo, não. Não tenho conversado com o Edu de bater papo, trocar figurinhas. Mas nos reaproximamos. Falei com ele por WhatsApp, sobre ser legal a nossa reaproximação. Existe a vontade. A oportunidade de fazer show junto seria natural. Não falamos disso, mas está mais tipo: 'fará muito bem para os dois a reaproximação', só que no nível pessoal."

Bittencourt admitiu que o plano inicial era resolver questões burocráticas e com o tempo reparar a relação com Falaschi. Aí veio a oferta do show no Bangers Open Air 2026 e esse processo foi acelerado.

Ele explicou:

Publicidade

"Eu imaginei que, em um segundo momento [após conversar], se estivesse bem curado, poderia fazer shows juntos. Mas aconteceu o contrário do meu plano. Eu queria saldar a parte pessoal, conversar, para nosso bem. Mas aconteceu a oportunidade do show e agora nos vimos compelidos, quase forçados, a resolver."

4) A possível saída de Bruno Valverde

Um rumor que persiste com relação à formação atual em meio a todas essas mudanças é sobre a possível saída do baterista Bruno Valverde. O músico mora nos Estados Unidos, longe do resto do Angra, e especula-se que ele tem interesse em explorar sua carreira no exterior — como o grupo Smith/Kotzen, projeto de Adrian Smith, guitarrista do Iron Maiden, com Richie Kotzen.

Bittencourt não respondeu a essa questão de maneira direta. Todavia, deixou claro como respeita as ambições do colega.

O guitarrista e membro fundador do Angra declarou que ninguém está preso ao grupo. Segundo Rafael, há um planejamento de atividades com bastante antecedência justamente para não atrapalhar as atividades paralelas dos integrantes. Entretanto, se isso não for suficiente, fica a cargo de Valverde comunicar suas intenções.

"Se em algum momento a agenda dele for tão 'populada' que não dá para assumir conosco eventuais compromissos, aí ele que vai ter que falar, ter uma conversa, como a que tivemos com o Fabio, em relação a diferença de objetivos. Não acho legal forçar a barra. Seja com qualquer pessoa, não falo do Bruno: que [a separação] seja antes de morrer o afeto, o respeito, a amizade… isso é o que desgasta: forçar a barra e você precisa de um cataclisma para se desvincular."

5) Quem pode ser o novo vocalista permanente

Apesar de estar escalado para participar do show no Bangers Open Air, Edu Falaschi não deve retornar ao Angra. Ele será apenas um convidado especial da apresentação. Entretanto, outra pessoa chamada para participar pode ser o substituto de Fabio Lione no futuro. 

Alírio Netto, ex-vocalista do Shaman entre 2019 e 2023, foi anunciado como parte do primeiro ato da apresentação, focada na formação atual do Angra. Em comunicado oficial, ele é listado entre os integrantes atuais nessa parte do show, que terá apenas a participação de Lione.

Publicidade

Durante a entrevista com o TMDQA, Bittencourt não confirmou a entrada permanente de Netto. Mesmo assim, afirmou que seria a opção mais natural, dada a proximidade do vocalista com a banda (via Igor Miranda):

"Num processo natural de uma possível substituição, seria o Alírio, porque ele já é da família — mesmo, muito próximo. Sou padrinho de casamento dele, ele é padrinho de casamento do Marcelo. Somos muito próximos. Ele faz parte da nossa turma de amigos. E ele é um vocalista que representa o Brasil internacionalmente, um cara de altíssimo nível. Em termos de competência, ele está à altura do Angra, ou de todos nós. Queríamos celebrar as três grandes fases do Angra. Já que estamos anunciando a saída do Fabio, talvez tomados por um pouco de ansiedade, já quisemos anunciar como convidado quem seria uma possível substituição."

Sobre o Bangers Open Air 2026

Além do Angra, o Bangers Open Air 2026 terá como headliner o Twisted Sister. O grupo americano comandará a programação no sábado, 25 de abril, que ainda contará com Black Label Society, Fear Factory, In Flames, Killswitch Engage e Jinjer, entre outros.

O Angra + Edu Falaschi + Kiko Loureiro + Aquiles Priester será a atração principal do domingo, 26 de abril. A programação do dia também terá o Within Temptation, Smith/Kotzen, Winger, Amaranthe, Primal Fear, Nevermore e mais.

A escalação nacional inclui grupos do porte de Crypta, Violator, Korzus e Hangar no sábado e Project46, Noturnall, Malvada e Trovão no domingo, entre outros nomes.

Publicidade

Os ingressos estão à venda no site Clube do Ingresso, majoritariamente em 4º lote. O lineup pode ser conferido na íntegra no site do evento.

Rolling Stone Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se