Vitória Strada, destaque como "Miss Enem" por seu desempenho no exame, trocou a Fisioterapia pela carreira artística, tornando-se modelo, atriz e destaque na TV brasileira.
A segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 ocorre neste domingo, 16. No passado, famosos também já estiveram entre os inscritos — e Vitória Strada, de 29 anos, é um bom exemplo. Na época em que prestou o exame, ela, inclusive, ficou bastante conhecida como “Miss Enem”.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Nascida em 1996, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Vitória Strada sempre quis ser artista. Sua carreira começou em 2008, aos 12 anos, como modelo comercial, trabalhando para marcas como Renner, Donna e Romanzza. Na mesma época, passou a participar de concursos de beleza. Em uma das edições do Miss Mundo Brasil, chegou ao segundo lugar, mas conquistou, de fato, uma coroa ao vencer um concurso de sósias da atriz Catherine Zeta-Jones, vencedora do Oscar e famosa por atuar em Zorro.
Em 2011, já conhecida como 'sósia de Catherine Zeta-Jones', Vitória Strada prestou o Enem pela primeira vez. Na época, estudava no Centro Estadual Tiradentes, um colégio militar, e obteve a nona melhor nota do Rio Grande do Sul — um feito para muitos estudantes. Ela pretendia cursar Fisioterapia na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. Entretanto, decidiu seguir a carreira artística.
Em 2012, ela voltou a prestar a prova, mas acabou não utilizando a nota, já que continuava focada nos concursos de beleza. Por isso, quando realizou o exame novamente, em 2013, ganhou o apelido de “Miss Enem”, alusão a sua carreira de maior destaque naquele tempo. Na época, ela declarou à imprensa não ter um curso definido em mente, pois pretendia viajar para a Europa para trabalhar como modelo.
Em 2015, de volta ao Brasil, Vitória Strada voltou às manchetes ao anunciar que ingressaria em uma graduação. Na ocasião, a 'Miss Enem' decidiu cursar Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nesse período, ela havia recém-finalizado as gravações de Real Beleza, drama dirigido por Jorge Furtado, no qual atuou ao lado de nomes como Francisco Cuoco, Adriana Esteves e Vladimir Brichta.
Para garantir a vaga, contudo, ela não utilizou a nota do Enem. Em 2014, ela não pôde realizar a prova por causa de compromissos na Europa. Assim, participou do vestibular próprio da UFRGS, onde foi aprovada.
Não há informações públicas de que Vitória Strada tenha terminado a graduação. A reportagem do Terra procurou a equipe da atriz, mas não houve retorno até a publicação desta matéria. O que se sabe é que, logo após ser aprovada, ela emendou um trabalho no outro. Em 2017, ela fez sua estreia na TV com Werner e os Mortos, e, no mesmo ano, foi protagonista da novela Tempos de Amar, como Maria Vitória.
Em 2018, conquistou outra protagonista, agora na novela Espelho da Vida, na qual fez Cris Valência e Julia Castelo. Em 2020, protagonizou ao lado de Deborah Secco e Juliana Paiva a trama Salve-se Quem Puder, interpretando Kyra Romantini. Em 2025, ela participou do elenco da 25ª edição do Big Brother Brasil.