O jornalismo e o setor de tecnologia no Brasil amanheceram em luto neste sábado (17). Morreu, na noite da última sexta-feira (16), o apresentador e empresário André Miceli, aos 46 anos. A notícia foi confirmada oficialmente pelo grupo Jovem Pan e por instituições ligadas ao comunicador.
André Miceli faleceu em decorrência de um câncer de pâncreas. O jornalista sempre foi muito discreto sobre sua vida pessoal e não havia compartilhado detalhes sobre a doença publicamente, que só foi revelada após o seu falecimento.
Carreira e legado na tecnologia e educação
Miceli era uma das vozes mais respeitadas do país quando o assunto era inovação e economia digital. Sua trajetória foi marcada por cargos de alta relevância, entre eles, o de apresentador do programa Sociedade Digital, na Jovem Pan News, e CEO e editor-chefe da MIT Technology Review Brasil. O apresentador ainda foi professor e coordenador acadêmico da Fundação Getúlio Vargas.
Notas de pesar: FGV e MIT Technology Review
Instituições onde o jornalista atuava emitiram comunicados oficiais lamentando a perda precoce. Confira as notas na íntegra:
Fundação Getúlio Vargas (FGV):
"Com profundo pesar, a Fundação Getúlio Vargas comunica, o falecimento do professor Andre Miceli, coordenador acadêmico dos cursos de Marketing da FGV Educação Executiva. Andre Miceli teve atuação destacada como docente, pesquisador e profissional do mercado, contribuindo de forma relevante para a formação de alunos e para o debate qualificado sobre gestão da tecnologia e modelos de negócios digitais. Ao longo de sua trajetória, conciliou a carreira acadêmica com a liderança empresarial e a produção de conhecimento, sendo autor de obras de referência na área de marketing e estratégia digital. A FGV se solidariza com os familiares, amigos, colegas e alunos, reconhecendo a importância de sua contribuição para a instituição e para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa no Brasil".
MIT Technology Review Brasil:
"É com profundo pesar que a MIT Technology Review Brasil comunica o falecimento de Andre Miceli, nosso CEO e editor-chefe. Apaixonado pelo MIT, pela inovação e pela comunicação, foi essa combinação que o levou a trazer a publicação para o Brasil. Sua capacidade singular de identificar tendências e analisar os impactos da tecnologia na sociedade deixa uma marca definitiva em nossa redação, em nossos parceiros e na comunidade que ajudou a construir. Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares, amigos e colegas. O legado de Andre seguirá vivo em cada projeto, em cada pauta e em cada conversa que ele inspirou".
Repercussão e homenagens
A morte de André Miceli gerou uma onda de homenagens nas redes sociais por parte de colegas e personalidades. O diretor-geral da Jovem Pan News, Carlos Aros, despediu-se do amigo: "Meu amigo, obrigado por tudo".
O senador Carlos Portinho (PL-RJ) também prestou sua homenagem, lembrando o papel de Miceli como fundador da Infobase e sua importância acadêmica: "Hoje me despeço de André Miceli. André (…) foi fundador e presidente do Conselho da Infobase, uma das 50 maiores integradoras de TI do Brasil, e coordenador Acadêmico da Fundação Getúlio Vargas". Ele completou ressaltando a lacuna deixada pelo profissional: "Miceli era referência e vamos guardar sempre as melhores lembranças. Vai fazer muita falta. Que Deus em seu infinito amor e misericórdia o receba de braços abertos e dê força para seu pai, toda sua família e amigos".
Até o momento, a família não divulgou informações sobre o velório e o sepultamento de André Miceli.