Quem é Rejane Schumann, ex-atriz da Globo encontrada em situação de abandono no RS

Sucesso nos anos 1970, ela morava sozinha em um imóvel sem condições de higiene

4 set 2025 - 12h20
(atualizado às 13h28)
Resumo
Uma operação em Porto Alegre revelou que a ex-atriz Rejane Schumann, de 74 anos, vivia em condições de abandono, destacando problemas de isolamento de idosos e a importância de redes de apoio.
Rejane Schumann em viatura | Pé de Rejane Schumann
Rejane Schumann em viatura | Pé de Rejane Schumann
Foto: Reprodução | Instagram

A ex-atriz da Globo Rejane Schumann, de 74 anos, foi encontrada na última quarta-feira, 3, em situação precária dentro de seu apartamento em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Originalmente, a operação tinha como intuito o resgate de animais. Porém, no imóvel, agentes a encontraram em situação de abandono. O caso, que deveria ser um resgate animal, acabou se tornando uma ação de assistência humanitária.

Conforme imagens da Polícia Civil que circulam pelas redes sociais, a artista foi encontrada vivendo sozinha em um apartamento com sujeira e fezes por todo lado, sem nenhuma condição de higiene básica. Os animais --quatro cães e dois gatos--, embora tivessem água e comida, conviviam no ambiente insalubre. Um dos cães apresentava sarna e precisou de tratamento imediato. Os demais animais foram encaminhados para um lar provisório para receber o devido tratamento e, depois, serem adotados.

Publicidade

Mas afinal, quem é Rejane Schumann?

Rejane Schumann na juventude | cama de Rejane Schumann
Foto: Acervo Globo | Reprodução Instagram

Rejane Schumann ganhou notoriedade por participar de produções marcantes do audiovisual. Na década de 1970, por exemplo, integrou grandes sucessos como O Astro (1970), Dancin’ Days (1978) e Pai Herói (1979). Além disso, também fez contribuições para o cinema nacional, atuando em O Grande Rodeio (1975) e Motorista Sem Limites (1970). No jornalismo, atuou como repórter e até como escritora.

Atualmente, com 74 anos de idade, Rejane parece não estar vivendo sua melhor fase. A artista foi alvo de diversas denúncias anônimas de vizinhos por causa do mau cheiro em sua casa, além dos constantes latidos de seus cachorros. Ela reside no bairro Moinhos do Vento, na capital gaúcha.

Morando sozinha, durante a operação da Polícia Civil, ela teve contato com a ativista Deise Falci, que está à frente da organização Vem Adotar, responsável pelo resgate de animais abandonados. Segundo contou em seu perfil no Instagram, Rejane é formada em Jornalismo e Direito e relatou que estava tentando doar seus animais, pois já não tinha condições adequadas para cuidar deles.

"Ela estava com muita fome, mas os animais tinham ração. Ela não tinha nada. Geladeira completamente vazia. Não tinha nem água", contou Deise, que prestou auxílio aos animais e também à artista. "Quando a gente chegou lá, quem estava mais em maus-tratos era a própria senhora. Foi a primeira vez que senti uma vontade muito maior de resgatar uma pessoa do que de resgatar os animais", completou.

Publicidade

Depois de resgatar os animais, a ativista organizou um mutirão de limpeza no apartamento de Rejane. Após a retirada do lixo, a atriz ainda ganhou um novo colchão. Quando soube, ela caiu no choro. "Em primeiro lugar, tenho que agradecer. Vocês nem me conhecem", exclamou a atriz Rejane Schumann.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações