Morte no mundo esportivo internacional! Jochen Mass, famoso ex-piloto e mentor de Fórmula 1, faleceu em maio de 2025 com 78 anos de idade, deixando saudades no automobilismo mundial.
De acordo com informações do SportBuzz, importante referência técnica e também, ética, o profissional auxiliou na formação de talentos e sua conexão com o Brasil ampliou a influência dele entre grandes campeões nacionais., sendo mentor do renomado esportista Michael Schumacher.
Como ele era nos bastidores?
A saga de Mass foi marcada por uma postura reservada, porém, intensa. Embora não tenha sido campeão mundial, seus conhecimentos profundos foram indispensáveis nos bastidores da F1. Nos anos 80, enquanto Ayrton Senna brilhava nos possantes, ele atuava como uma ponte entre gerações transmitindo valores como constância, foco e inteligência estratégica nas pistas.
Jochen Mass e o Brasil mantiveram laços valiosos desde a década de 70, já que o alemão dividiu o grid com ídolos do país como Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace e Nelson Piquet.
O que mais ele representou por aqui?
A importância pedagógica de Mass transcende a pilotagem. Em centros de formação, escolas e academias nacionais, seu nome é associado à postura profissional, serenidade e domínio técnico em situações de alta pressão, além da credibilidade no meio automobilístico.
Instrutores brasileiros costumam o citar como modelo de líder e sua grande capacidade de orientação e foco se refletem em aulas sobre leitura de pista, conhecimentos técnicos dos carros, tomada de decisão e comportamento correto dentro dos boxes. O falecimento foi em maio deste ano, mas o legado deixado pelo profissional certamente ainda irá para bem longe.