Flora Matos reviveu na noite desta segunda-feira, 26, a polêmica com Luísa Sonza, que se arrasta há quatro anos. Dessa vez, a rapper, que acaba de lançar um álbum, criticou o espaço dado à artista pop em grandes festivais e eventos no país e lamentou não ter o mesmo reconhecimento do mercado.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Largando minha profissão desde já porque essa moça está em todos os festivais importantes todos os anos, e eu sempre boicotada. Parabéns, Luísa Sonza, você é muito importante para o Brasil", disse Flora.
A rapper ainda criticou a deputada federal eleita por Minas Gerais Ana Elisa (PT-MG), que defendeu Sonza quando a cantora foi acusada de racismo. "A Ana Elisa te deu um título importante na luta antirracista, e eu fui obrigada a respeitar."
Largando minha profissão desde já pq essa moça tá em todos os festivais importantes todos os anos, e eu sempre boicotada. Parabéns Luísa Sonza vc é muito importante pro Brasil. A Ana Elisa te deu um título importante na luta anti racista e eu fui obrigada a respeitar . Bjs gente Até mais
— FLOWRA FM (4) NAS RUAS Flora Matos (@FloraMatos) October 26, 2026
A declaração de Flora repercutiu entre internautas e uma fã da artista argumentou para que ela parasse de criticar Luísa Sonza. "Flora, você precisa entender que cabe você, Luísa e todo mundo, sabe? O Brasil precisa de arte, precisa de voz! Eu te amo desde que tinha 15 anos de idade, vivo da sua arte e queria que você parasse com esse egoísmo", escreveu a admiradora, que recebeu uma resposta da rapper.
"Eu? Ou a indústria dominada por pessoas brancas iguais a ela? Que constroem ou destroem reputações através do poder que têm? A empresária dela é dona da Mynd [grande agência de marketing]. A Paula Lavigne [empresária e esposa de Caetano Veloso] não gosta de mim. O Emicida me xingou de mau-caráter e afroconveniente. Fui engolida por esse tipo de postura super bonita deles", escreveu a artista.
Eu? Ou a indústria dominada por pessoas brancas iguais a ela ? Que constroem ou destroem reputações através do poder que tem? A empresária dela é dona da Mynd. A Paula lavigne não gosta de mim. O Emicida me xingou de mal caráter e afroconveniente… eu fui engolida por esse tipo de postura super bonita deles. E eh isso galera. Feliz 2027
— FLOWRA FM (4) NAS RUAS Flora Matos (@FloraMatos) October 26, 2026
Flora continuou com o desabafo nas redes sociais e rebateu as críticas que recebeu. "Vamos lá, distorçam o que eu digo como sempre, falem que eu tô atacando a Luísa Sonza. Vamos lá, façam muitas críticas a mim. Vamos, lá falem que eu sou egoísta."
"O lugar dessa mina na indústria foi construído por vocês. Parabéns. Não tô esperando o amor de vocês, não. Nem pedindo para dizerem que me amam ou me defenderem. Só quero que alguém investigue e enxergue a verdade por trás disso tudo, porque não é justo e por isso mesmo eu tô fora", completou a artista.
Relembre a polêmica
A rixa de Flora Matos com Luísa Sonza começou em 2023, quando a rapper disse que havia sido convidada para participar do projeto de rap Poesia Acústica, mas que havia perdido o lugar na gravação para Luísa Sonza.
Na mesma época, repercutia o processo de racismo enfrentado por Luísa. A ação judicial foi movida pela advogada Isabel Macedo, que estava na mesma festa que a artista em Fernando de Noronha, em 2018. Na ocasião, Sonza pediu a ela um copo d'água pensando que ela era uma funcionária do local. O processo já foi encerrado, e a cantora pagou a indenização referente ao caso.
Após o caso, Sonza recebeu o apoio de Ana Elisa, que até então não tinha um cargo político. "Luísa Sonza é um exemplo. Disposta, educada, carinhosa e é uma pessoa com quem podemos contar para a luta antirracista. Não considero o acontecido como um erro, é um crime, mas além de pagar, ela evoluiu. Nesses discursos, a gente percebe, inclusive, o índice de misoginia", escreveu ela em um comentário nas redes sociais.