Fabio Porchat, 42, usou as redes sociais na noite de Natal para publicar uma mensagem que rapidamente repercutiu entre fãs e críticos. Ao desejar boas festas, o humorista aproveitou para fazer um apelo direto contra o que considera um excesso de envolvimento com política. "Feliz Natal! Sejam leves, sejam felizes, transem, comam, riam e parem de viver para a política". Em tom contundente, Porchat completou: "Isso só corrói a vida de vocês e não muda nada a vida de 90% desses safados que estão no poder!".
A publicação acontece em meio a uma onda de críticas enfrentadas pelo artista desde a divulgação de uma esquete gravada na Embaixada do Brasil em Roma. No vídeo, Porchat ironiza a repercussão negativa de um comercial das Havaianas que gerou reação de políticos da direita. A propaganda, estrelada por Fernanda Torres, traz a atriz dizendo que "não deseja que as pessoas comecem o próximo ano com o pé direito", mas sim com os dois pés, o que motivou protestos de parlamentares como Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), que chegaram a gravar vídeos jogando sandálias no lixo.
Na esquete, Porchat interpreta Mauro César e brinca com a crise ao afirmar que "cancelou o contato com a Havaianas e engatilhou o contato com a Havan", empresa de Luciano Hang. Em outro momento, o personagem dispara: "Fernandinha, sua doida, eles estão achando que são a Enel, eles querem acabar com a tua luz".
Até que ponto humor e política devem se misturar?
A gravação dentro da embaixada elevou o tom da controvérsia. O deputado Rogério Marinho (PL-RN) criticou o uso do espaço diplomático e afirmou que "quando estrutura diplomática vira cenário para humor político, o problema não é opinião, é uso indevido do Estado". Procurado por Splash, o embaixador do Brasil em Roma disse que o vídeo foi gravado "sem seu conhecimento e autorização". Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que Porchat era convidado pessoal para a celebração de Natal e que "a estada do hóspede não implicou gastos públicos".
Confira: