Dira Paes foi a convidada de honra do Mais Você desta quinta-feira (12) para comemorar um marco histórico: o centésimo capítulo de "Três Graças". Durante a conversa, a atriz não apenas adiantou os próximos passos de sua personagem, Lígia, como também esclareceu uma dúvida que intrigou os telespectadores e gerou inúmeros memes no início da trama: a tosse persistente da protagonista.
O diagnóstico de Lígia: Hipertensão Pulmonar
Dira explicou que o que parecia um detalhe cênico era, na verdade, a representação de uma condição médica grave. A atriz defendeu a importância de mostrar o impacto real da doença na ficção para gerar conscientização.
A hipertensão arterial pulmonar é uma doença séria... deixa a pessoa muito debilitada. Você fica sem forças para levantar", detalhou a atriz. Dira reconheceu que o público estranhou a frequência da tosse no começo. "É uma tosse crônica. A gente precisava mostrar como só o medicamento seria a solução para a vida da Lígia."
Reviravolta no capítulo 100
A sorte de Lígia mudou graças a uma atitude drástica de sua filha na trama, Gerluce (Sophie Charlotte). Ao roubar a estátua das "Três Graças", a jovem conseguiu os recursos necessários para custear o tratamento da mãe.
"O capítulo 100 é muito marcante, porque é como se você tivesse avançado em todas as dificuldades de colocar no ar um projeto tão grande e fazer o público se conectar", celebrou Dira, emocionada com a recepção da novela.
Novo amor e novos ares
Com a saúde recuperada graças aos medicamentos, Lígia agora vive uma fase solar. O público tem vibrado com o início do romance da personagem com o Pastor Albérico (Enrique Diaz), trazendo leveza após meses de sofrimento físico na história.