A reta final da Copa do Mundo de 2026 vai chegar com uma novidade histórica para os telespectadores brasileiros. Pela primeira vez desde 1970, a TV Globo não transmitirá um dos jogos da semifinal do torneio. A partida entre França e Espanha será exibida com exclusividade absoluta pela CazéTV, canal digital do influenciador Casimiro Miguel, que detém os direitos de transmissão de todos os 104 jogos da competição. Já o confronto entre Inglaterra e Argentina será transmitido tanto pela Globo quanto pela plataforma do streamer.
A única vez que a emissora havia ficado de fora de uma semifinal foi justamente na edição de 1970, a primeira que a Globo transmitiu. Naquela ocasião, Uruguai x Brasil e Itália x Alemanha aconteceram simultaneamente, e a emissora optou, naturalmente, por exibir a classificação da Seleção Brasileira ao tricampeonato. De lá para cá, em todas as edições com semifinais em dias diferentes, a Globo manteve a tradição de transmitir os dois jogos, nem mesmo o fuso horário apertado da Copa de 1994 nos Estados Unidos impediu a exibição de ambos os confrontos.
O novo cenário é resultado da expansão da CazéTV no mercado de direitos esportivos. Na Copa do Qatar, em 2022, a plataforma aproveitou que a Globo havia aberto mão dos direitos digitais e passou a transmitir os jogos gratuitamente no YouTube e na Twitch, conquistando um engajamento estrondoso. Agora, na edição de 2026, a CazéTV garantiu o pacote completo do torneio, enquanto a Globo ficou com 55 partidas e sob uma condição imposta nos bastidores: a emissora carioca só pode escolher quais jogos irá transmitir após a CazéTV fazer sua opção prioritária.
Ao longo da história, a Globo teve exclusividade total na TV aberta apenas nas edições de 1982, 2002, 2006, 2018 e 2022. Nos demais anos, concorrentes como SBT, Record, Band, TV Cultura e TV Tupi se alternaram na transmissão do torneio.